> Patronos da JMJ > S. João Paulo II
Patronos JMJ

S. João Paulo II

S. João Paulo II criou a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em 1984, com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos. Desde então esta festa da juventude tem reunido e animado milhões de jovens dos cinco continentes.

Mas quem foi S. João Paulo II? Karol Wojtyla nasceu a 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polónia, no seio de uma família católica.

Depois de ter sido ordenado presbítero, foi, imediatamente, enviado para Roma para terminar a sua tese de doutoramento. Foi durante a sua estada em Roma que teve contacto com a pastoral da JOC (Juventude Operária Católica), e, então, percebeu que o sacerdócio está intimamente ligado à pastoral e ao apostolado dos leigos.

Nomeado Bispo de Cracóvia, com 38 anos, participou no Concílio Vaticano II, para o qual contribuiu, ativamente, com a elaboração de documentos conciliares.

Depois da morte do Papa João Paulo I, e com apenas 58 anos, Karol Wojtyla foi eleito Papa, tendo assumido o nome de João Paulo II.

Faleceu no dia 2 de abril de 2005 e foi canonizado em 27 de abril de 2014. A sua festa litúrgica celebra-se a 22 de outubro.

  • Nascimento18 de maio de 1920
  • Morte2 de abril de 2005
  • Canonização27 de abril de 2014
  • Festa Litúrgica22 de outubro