JMJ comBosco 60 : Rita Esteves apresenta o SYM Day, a grande festa do MJS

>JMJ comBosco >JMJ comBosco 60 : Rita Esteves apresenta o SYM Day, a grande festa do MJS

Mariana Lagoas e Henrique Laureano recebem, em mais um JMJ comBosco, Rita Esteves, uma das responsáveis da equipa de preparação do SYM Day.

Antiga aluna dos Salesianos do Estoril, Rita tem 19 anos e estuda Gestão, e é com grande alegria que está a coordenar a preparação deste “grande dia de festa”, que vai juntar, no Estoril, todos os jovens do Movimento Juvenil Salesiano, que estiverem a participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.

Sem revelar grandes pormenores sobre o SYM Day, Rita refere que os jovens poderão contar, no dia 2 de agosto de 2023, com um oratório festivo e com uma Vigília, onde estarão presentes o Reitor-Mor e a Madre Geral. 

Na sua opinião é “uma graça termos a oportunidade de receber este grande encontro com o Papa”.  Por isso, a responsável convida todos os jovens a virem “cheios de força” e “vontade de estar presentes”, de modo a que depois possam chegar aos seus grupos de origem e demonstrar o “quão bom é ver nos outros a mesma fé”, conclui.


Henrique – No episódio de hoje temos uma convidada muito especial, a Rita Esteves. Olá Rita!

Rita – Olá! Obrigada pelo Convite.

Mariana – A Rita é a jovem da equipa responsável pela preparação do SYM Day.

Rita, mais alguma coisa a acrescentar a esta pequena introdução?

Rita – Sou a Rita, tenho 19 anos, estou a estudar gestão e fui aluna dos Salesianos do Estoril.

Henrique – Já participaste em alguma Jornada?

Rita – Ainda não.

Henrique – Como é abraçar este desafio de preparar uma Jornada Mundial da Juventude?

Rita – Penso que, pelo facto de nunca ter experienciado nenhuma Jornada, é mais desafiante, mas tento ir falando com pessoas que já o fizeram.

Mariana – Como é que está a correr a preparação do SYM Day, que terá lugar no Estoril, a 2 de Agosto?

Rita – Está a correr muito bem, já temos muita coisa pronta e é muito bom ver a quantidade de pessoas que se está a movimentar e a colaborar para este grande dia.

Mariana – Rita, só para enquadrar, queres explicar o que é o SYM Day?

Rita – O SYM Day, é no dia dos movimentos, e junta todos os jovens dos salesianos do mundo inteiro, no mesmo local. Neste caso, será nos Salesianos do Estoril, e será um dia de grande festa.

Henrique – Rita, estamos a 21 semanas do SYM Day, que iniciativas é que já estão pensadas e o que é que nos podes dizer daquilo que vai acontecer, neste dia tão especial?

Rita – Teremos, obviamente e não pode faltar, aquilo que é o oratório salesiano ao longo da tarde. Depois, teremos também uma grande abertura oficial e a vigília será um momento, também, muito especial.

Mariana – O que é que não pode faltar, neste dia, para ser uma verdadeira representação de D. Bosco?

Rita – Penso que o que não pode faltar neste dia e que para mim, é muito importante, é a alegria salesiana. E acho que o pátio, que vai estar muito presente ao longo deste dia, irá contribuir para que essa alegria seja visível aos olhos de todos.

Depois, acho que também é necessário que os portugueses acolham os jovens que vêm de fora.

Henrique – Quantas pessoas estão envolvidas nesta preparação?

Rita – A expectativa, neste momento, diria que são 7000 participantes peregrinos.

Henrique – E quantas pessoas é que preparam este dia?

Rita – Atualmente, diria que cerca de 50 pessoas.

Mariana – Quais foram as maiores dificuldades com que já se depararam?

Rita – A maior dificuldade é o tempo, porque é difícil preparar um grande dia em pouco tempo, e eu estudo, o resto da equipa trabalha e estuda, e então é difícil juntarmo-nos todos e termos tempo para preparar tudo. No entanto, temos uma grande força e vontade, o que nos ajuda.

A maior dificuldade para este dia é mesmo a procura de voluntários e de pessoas disponíveis para colaborarem connosco.

Henrique – O que pode ser feito para convocar todos os jovens que estejam identificados com os salesianos, a participar neste dia?

Rita – Acho que naquilo que é o Oratório Digital, neste momento, através das redes sociais, será uma grande via pela qual podemos chamar muitos jovens. Mas, também, cada casa partilhar com os seus alunos e antigos alunos que existe este encontro e o quão bom é participar neste dia.

Mariana – Dizias que se sente uma falta de voluntários, como é que alguém se pode inscrever para ser voluntário no SYM Day?

Rita – O mais fácil é ir até à pastoral da sua casa salesiana e dizer que está disposto a ser voluntário, depois o pastoralista irá indicar como fazê-lo.

Henrique – O que representa para o Movimento Juvenil Salesiano português, receber, em Lisboa, este encontro de fé tão grande, com o Papa?

Rita – É uma graça, termos a oportunidade de receber este grande encontro com o Papa e acho que, mais do que nunca, já que temos a característica de acolhedores, temos agora a necessidade de mostrar que, de facto, somos acolhedores. Também é muito bom ver, em termos do MJS, milhares pessoas a virem até à nossa casa, serem bem acolhidos e sentirem-se bem acolhidos.

Mariana – Na Jornada de Madrid, em 2011, o Papa Bento XVI referia que ter fé, é apoiar-se na fé dos seus irmãos, e fazer com que a nossa fé também sirva de apoio para a fé dos outros. De que forma é que é possível viver este apelo que o Santo Padre fez?

Rita – É olharmos à volta e vermos que temos pessoas que se identificam com a mesma fé que nós, com a mesma igreja, e até com o mesmo carisma que nós. É ver neles, também, um exemplo e a imagem de Deus, principalmente nas pessoas que estão à nossa volta e presentes no nosso dia a dia.

Henrique – O que é que sentes que Deus te chama a fazer? Qual é a tua missão neste dia e na tua vida?

Rita – A minha missão começa na preparação para o dia.

Nesta preparação para a Jornada, sou chamada a ganhar consciência do quão grande é o evento que vamos receber aqui, em Lisboa.

Na minha vida, sou chamada a mostrar Jesus aos outros, tendo sempre presente, no coração, essa alegria que D. Bosco nos ensinou.

Mariana – Uma pergunta diferente, se visses, agora, o Papa Francisco, o que é que gostarias de lhe dizer?

Rita – Diria para o Papa Francisco se orgulhar do trabalho que tem feito até agora, e para continuar o seu caminho, sempre tendo em conta os jovens.

Henrique – Que mensagem queres deixar aos jovens que estão, desde já, a preparar-se para viver esta Jornada e que se vão levantar e partir apressadamente até Lisboa 2023?

Rita – Venham cheios de força e de vontade de estar presentes nesta grande semana, e aproveitem ao máximo. Vivam a experiência no seu todo e sejam capazes, depois, de ir para casa e mostrar, aos que não tiveram a oportunidade de vir até Lisboa, o quão especial é esta semana, estar com o Papa, e o quão bom é ver nos outros jovens, a mesma fé que a nossa.

Related Posts