MJS

Onde estamos

> Movimento Juvenil Salesiano > Onde estamos

A chegada dos Salesianos a Portugal remonta a 1894. A primeira obra que dirigiram foi o Colégio dos Órfãos de S. Caetano em Braga, seguindo-se as Oficinas de S. José em Lisboa dois anos depois.

Atualmente a presença salesiana é composta por 10 presenças e a Sede Provincial. Os Salesianos têm seis escolas no continente, uma na ilha da Madeira e uma em Cabo-Verde, na ilha de S. Vicente, frequentadas por cerca de 10.000 alunos. Cerca de 9000 crianças, jovens e adultos frequentam outras atividades, educativas e pastorais, que funcionam em quase todas as presenças. Centenas de crianças e jovens, e suas famílias, usufruem ainda do apoio dos Serviços Sociais Salesianos.

Foi na cidade de Évora que as FMA começaram a sua atividade em Portugal, em 1940. Hoje não estão presentes em Évora, mas espalharam-se por 11 presenças no nosso País, do Minho ao Algarve, onde acolhem quase 2.500 alunos nos vários níveis de ensino, e perto de 200 adolescentes e jovens nos Centros Juvenis e no Movimento Juvenil Salesiano.

Em Portugal, os Salesianos e as FMA partilham um tema e um programa pastoral, e muitas das atividades do MJS, pastorais e vocacionais são conjuntas.

Põe-te a caminho!

Subscreve a nossa newsletter e acompanha todas as novidades da JMJ Lisboa 2023