WYD DON BOSCO 23

Apresentação

> Apresentação

WYD DON BOSCO 23 é o nome da organização do Movimento Juvenil Salesiano responsável pela convocatória e participação dos jovens dos vários ambientes salesianos de todo o mundo na JMJ Lisboa 2023, vivendo-a segundo o carisma de Dom Bosco.

Para além disto, a WYD DON BOSCO 23 procura, ainda, integrar a JMJ 2023, acompanhando todo o dinamismo e momentos previstos, assim como valorizar, num dia em particular, o “Dia SYM”, toda a sua dimensão associativa e juvenil.

Nesta presença, os jovens serão, naturalmente, os protagonistas. Aliás, o “Dia SYM”, dia em que o Movimento Juvenil Salesiano (MJS) se reúne tem vindo a ganhar dimensão e solidez nas últimas edições das Jornadas Mundiais da Juventude.

Na JMJ Lisboa 2023, o “Dia SYM” será celebrado no dia 2 de agosto, na casa salesiana do Estoril. Contará com a presença do Reitor-Mor, Pe. Ángel Fernández Artime e da Irmã Chiara Cazzuola, que participará pela primeira vez como Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora.

Este dia será um dos pontos altos da participação do MJS na JMJ Lisboa 2023 e será dividido em três grandes momentos:

Fórum

Este é um tempo de encontro com o Reitor-Mor dos Salesianos, com a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora e alguns outros superiores de grupos da Família Salesiana. Durante este encontro, jovens representantes dos vários países refletem e debatem sobre um determinado tema e têm também oportunidade de colocar perguntas ao Reitor e à Madre Geral. No final, é elaborada uma mensagem dirigida aos jovens do MJS. Este espaço de protagonismo juvenil termina com a celebração da Eucaristia.

Festa MJS

A Festa MJS, que se realiza durante a tarde, destina-se a todos os membros da Família Salesiana que estão presentes na JMJ. Caracteriza-se pela alegria e fraternidade, com música, animação e jogos, num estilo tipicamente oratoriano.

Vão existir diversas atividades promovidas pela organização e outras preparadas pelos países participantes na festa. Há também possibilidade de celebrar o sacramento da reconciliação e de rezar na capela. O desporto estará também presente através de torneios de futebol e voleibol.

Vigília

A vigília, que é vivida ao final do dia, é um momento de oração e adoração eucarística. Vive-se o agradecimento pela riqueza do carisma de Dom Bosco, que nos torna testemunhas de Jesus. A oração, tipicamente, salesiana, vivida neste momento, conduz ao essencial, vive-se em comunidade e expressa-se na música e na alegria de nos sentirmos irmãos em Cristo, filhos de Dom Bosco. Este momento conclui-se com o tradicional Boa Noite feito pelo Reitor-Mor e pela Madre Geral das Salesianas.

Nome

WYD DON BOSCO 2023 surgiu da junção da sigla, em inglês, que faz referência à Jornada Mundial da Juventude (World Youth Day), bem como da palavra “with”, que significa “com”; a São João Bosco, habitualmente referido como Dom Bosco, enquanto agregador da Família Salesiana; e à data do encontro.

Esta quer ser uma marca que identifica o Movimento Juvenil Salesiano, que motiva os jovens a percorrer este caminho como uma peregrinação, que reforça a sua fé e que interpela outros, que estão mais longe, a conhecer Cristo Vivo.

Logótipo

O logótipo da WYD DON BOSCO 23 foi inspirado nas figuras de D. Bosco e de Maria Auxiliadora.  A base de todo o logotipo é o manto de Maria que surge a “abraçar” todos os outros elementos.
Dentro do manto encontramos o tricórnio de D. Bosco, um elemento tão característico e distintivo do nosso santo fundador; bem como duas cruzes, símbolos da nossa fé. Descobre-se também uma corda que nos recorda os saltimbancos, numa alusão ao facto de D. Bosco usar a brincadeira e os malabarismos como forma de cativar os jovens e de os trazer para a Igreja, conquistando-lhes o coração.

A faixa amarela, que surge do lado direito do logótipo, sugere um movimento ascendente, que nos convida a levantar e a partir e que nos encaminha para o lema da JMJ Lisboa 2023.

As cores escolhidas, verde, amarelo e vermelho são inspiradas nas cores da bandeira nacional.

Põe-te a caminho!

Subscreve a nossa newsletter e acompanha todas as novidades da JMJ Lisboa 2023