JMJ Lisboa 2023

> Jornada Mundial da Juventude > JMJ Lisboa 2023

De 1 a 6 de agosto de 2023, Lisboa vai receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Lisboa 2023), o encontro do Papa com os jovens de todo o mundo. 

Ao longo de uma semana, jovens provenientes de todo o mundo são convidados a participar em encontros de oração, partilha e lazer. Durante as manhãs as catequeses em várias línguas possibilitam momentos formativos em grupo. E ao longo do dia o Festival da Juventude apresenta uma panóplia de concertos, musicais, conferências, exposições, entre outros, que torna a JMJ Lisboa 2023 num acontecimento rico culturalmente. Os pontos altos são as celebrações (eventos centrais) que contam com a presença do Papa, tais como a missa de abertura e cerimónia de acolhimento ao Santo Padre, a via-sacra, a vigília e, no último dia, a missa de envio.

É difícil dizer quantos jovens estarão no encontro, mas neste momento são esperados mais de um milhão de jovens de todo o mundo. 

Tema

«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39) é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco como lema da XXVIII Jornada Mundial da Juventude. 

Maria de Nazaré é a grande figura do caminho cristão, que nos ensina a dizer sim a Deus. Ela já foi a protagonista da última edição da JMJ e sê-lo-á também em Lisboa.  

Partir apressadamente é a atitude com a qual se sintetizam as indicações do Papa Francisco para a JMJ Lisboa 2023, como explicou D. Manuel Clemente na 196.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa: “que sejam de evangelização ativa e missionária por parte dos jovens, que assim mesmo reconhecerão e testemunharão a presença de Cristo vivo”.  

Logótipo

O logótipo da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, inspirado no tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39) tem a Cruz como elemento central. Beatriz Roque Antunes, a designer responsável pelo desenvolvimento do logótipo apresenta ainda a Cruz atravessada por um caminho onde surge o Espírito Santo. 

O logótipo pretende ser um convite aos jovens para que não se acomodem e sejam protagonistas da construção de um mundo mais justo e fraterno. 

As cores (verde, vermelho e amarelo) evocam a bandeira portuguesa. 

Hino

A música “Há Pressa no Ar”, hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, foi inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023 [«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc1,39)] e desenvolve-se em torno do “sim” de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica. 

“Há Pressa no Ar” tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote; e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra. Os arranjos são do músico Carlos Garcia. 

O tema foi gravado, em duas versões: em português e na versão internacional em cinco idiomas (português, inglês, espanhol, francês e italiano). 

Põe-te a caminho!

Subscreve a nossa newsletter e acompanha todas as novidades da JMJ Lisboa 2023