A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil.
Com uma identidade claramente católica, é aberto a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Desde a sua primeira edição, que teve lugar na cidade de Roma, em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja, tentando sempre alcançar novas gerações de católicos, dando assim a conhecer a palavra de Deus.
A JMJ visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento.
Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude será para a Igreja “um momento de revitalização que porá à prova o dinamismo da Igreja portuguesa”, afirmou o Cardeal Patriarca, D. Manuel Clemente.