JMJ comBosco 17 : Especial – Nossa Senhora da Visitação pelos olhos do Pe. David Teixeira 

>JMJ comBosco >JMJ comBosco 17 : Especial – Nossa Senhora da Visitação pelos olhos do Pe. David Teixeira 

No dia em que se celebra a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel, Mariana Lagoas e Henrique Laureano conduzem um JMJ comBosco especial. 

Henrique e Mariana entrevistam o Padre David Teixeira, responsável pelo Teologado Salesiano, que partindo da citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude, “Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39), identifica Maria como “alguém que está atenta, que é decidida, que é generosa e orante”. Na opinião do Padre David Teixeira, ao escolher esta citação, o Papa Francisco “quer-nos em saída, em êxodo”, para que, desta forma, possamos ”ir ao encontro de Deus”.

Quando questionado sobre o que é que o faz “levantar e partir apressadamente”, o responsável pelos estudantes de Teologia afirma: “a esperança que Deus tem na humanidade e no mundo”.

Este JMJ comBosco termina, com as respostas dos jovens que estiveram no Dia Nacional do MJS, a essa mesma pergunta.


Mariana – Temos, connosco, o Padre David Teixeira, responsável pelos teólogos salesianos na Casa Salesiana do Porto, a quem agradecemos a sua disponibilidade para nos falar sobre a Visitação de Nossa Senhora à sua prima Isabel.

Henrique – Padre David, no episódio da visitação como é que é apresentada Nossa Senhora?

Pe. David – Na minha leitura, a partir do meu olhar, vejo Nossa Senhora como alguém que está atenta, alguém que é decidida, que é generosa e finalmente, alguém que também é orante.

Mariana – O que levou o Papa Francisco a escolher a frase bíblica, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”?

Pe. David – Penso que o Papa nos quer em saída, em êxodo, como se fossemos o povo de Israel, tendo de sair do Egito e ir para a terra prometida. Quer-nos nesse sentido, que vamos ao encontro de Deus, que é a nossa terra prometida, mas que não se limita, que não está só na igreja. Então, é preciso sair da igreja e ir ter com Deus, que é essa terra prometida e que está na sociedade.

Henrique – O que nos diz esta atitude de Maria?

Pe. David – A atitude de Maria diz-me que, quando se trata do bem de Deus e dos outros, ela não se acanha, não se deixa intimidar e faz o que é preciso fazer.

Mariana – E à semelhança do que fez com Maria, para onde nos envia Jesus?

Pe. David – Para o oposto do egoísmo, para fora de nós mesmos, para o outro. Este outro não são só pessoas, mas também a natureza, e este mundo do qual nós devemos cuidar.

Henrique – Por fim pergunto-lhe, o que é que o faz levantar e partir apressadamente?

Pe. David – A esperança que Deus tem na humanidade e no mundo, segundo Ele. Como eu sei que Deus quer isto, é isto que me move também a ir ao encontro dos outros, a sair apressadamente.

Mariana – Ficamos com estas palavras do Padre David, a quem agradecemos a presença.

Pe. David – Obrigado pela oportunidade, por me desinstalarem, porque eu tive de sair um pouco de mim para tentar corresponder àquilo que vocês queriam, e espero que esta semente ganhe fruto nos nossos ouvidos.

Artigos Relacionados