JMJ comBosco 29 : SYM Day – A presença salesiana na JMJ Lisboa 2023 com o Padre Diogo Almeida 

>JMJ comBosco >JMJ comBosco 29 : SYM Day – A presença salesiana na JMJ Lisboa 2023 com o Padre Diogo Almeida 
JMJ comBosco

Henrique e Mariana recebem, em mais um JMJ comBosco, o Padre Diogo Almeida, responsável da Pastoral dos Salesianos do Estoril e responsável pelo SYM Day, na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa.

Por ter sido a primeira JMJ em que participou, o Padre Diogo recorda a edição de Madrid, em 2011 com bastante entusiamo: “Foi aí que iniciei uma nova caminhada vocacional com outros jovens”, destaca.

Quanto à preparação do SYM Day, que terá lugar nos Salesianos do Estoril, no dia 2 de agosto de 2023, estão a ser preparados momentos “muito especiais”, refere o Padre Diogo. Sendo que, na sua opinião, o mais especial será a Vigília.  O dia contará ainda com apresentações de vários países, vivência de oratório e um torneio. São esperados para este dia entre 5 a 8 mil jovens do Movimento Juvenil Salesiano.

Diogo Almeida pede aos jovens que venham para o SYM Day e para a JMJ Lisboa 2023 “de coração aberto”, para que possam “encontrar Deus e D. Bosco”.


Mariana – Hoje, temos connosco mais um convidado.

Henrique – É de Viseu, é o coordenador da Pastoral dos Salesianos do Estoril e é responsável pelo SYM Day.

Mariana – Temos connosco, o Padre Diogo Almeida. Bem-vindo.

Pe. Diogo – Muito obrigada! É um prazer.

Henrique – Já participou em alguma jornada anterior? Como é participar nesta Jornada, que será em 2023, em Lisboa, como sacerdote?

Pe. Diogo – Participei na Jornada em Madrid, em 2011 e foi uma experiência inesquecível, porque comecei, também, uma etapa vocacional em Espanha.

Foi uma experiência intensa, em primeiro lugar, porque era a primeira vez que participava numa Jornada e em segundo, porque foi em Espanha, onde ia começar uma nova etapa da minha vida com pessoas totalmente diferentes, que não conhecia, mas que foi muito bom.

Agora, como salesiano e padre jovem, será inesquecível, também, porque é em Portugal e porque acho vai ser muito marcante, não pelo trabalho, mas por toda a preparação, por todo o envolvimento que vou colocar nisto e por, também, poder viver, em primeira pessoa, os diferentes momentos dessa grande semana.

Mariana – Como é que está a correr a preparação para a Jornada, mais especificamente a preparação do SYM Day, que terá lugar no dia 2 de Agosto, no Estoril?

Pe. Diogo – O SYM Day será algo muito intenso. Já temos alguns momentos pensados, apesar de ainda ser um embrião pequeno da festa.

Queremos que seja algo marcante para o mundo salesiano, que seja uma marca salesiana de Portugal para todos os jovens que vierem ao Estoril participar nesta grande festa MJS.

Henrique – E se é possível, o que é que nos pode desvendar? Que iniciativas é que já estão pensadas?

Pe. Diogo – O mais marcante desse dia será a vigília, que terá lugar num sítio especial.

Teremos, também, uma tarde de oratória e vivência da oratória, tal como Dom Bosco vivia em Valdocco. Depois, teremos vários momentos de diversão, de apresentações de vários números do mundo inteiro, com um exclusivo, que irá ser um pequeno torneio entre países.

Mariana – Padre Diogo, quantos jovens é que são esperados para este dia tão especial?

Pe. Diogo – Eu diria muitos, o número ao certo, não sei, mas estamos a preparar tudo para receber entre 5000 e 8000 jovens.

Henrique – Padre Diogo, o que é que representa, para o Movimento Juvenil Salesiano receber, em Lisboa, este encontro tão grande de fé que é a Jornada Mundial da Juventude?

Pe. Diogo – Espero que seja um momento profundo e marcante para muitos jovens, não simplesmente do ponto de vista de fé, mas espero sim, que seja um momento para a vivência de Igreja em Portugal, para se unir para construir algo em conjunto.

Penso que seja a marca principal que eu espero desta Jornada, que as pessoas se unam à volta dos jovens a preparar um grande evento de fé e de amor, e que todos se sintam bem a acolher jovens do mundo inteiro.

Mariana – Para além desse acolhimento que nos fala, qual é o principal papel da Jornada na evangelização do mundo juvenil?

Pe. Diogo – Parece-me, que o ponto alto da Jornada é sempre o encontro com o Papa que virá ao nosso país e estará entre nós. No entanto, esperamos também, que o ponto alto seja a comunhão de todos os jovens, que os jovens portugueses percebam que não são os únicos a acreditar em Cristo que vive, que está no meio de nós, que está disponível para nos acolher a cada dia e que é um Deus tão próximo.

Vemos, nas Jornadas Mundiais da Juventude, que Deus é próximo de cada um dos jovens e que os jovens não podem ficar indiferentes, porque a fé é este universo mundial de cristãos e de jovens, que participam nas jornadas mundiais. Mesmo os que não participam, sintam-se, também, dentro desta Jornada Mundial da Juventude, porque quando se juntam milhões de jovens, é porque algo está a acontecer, que é realmente verdadeiro e faz sentido na vida de cada um.

Tenho a esperança de que a Jornada vá ser isso, que os jovens portugueses percebam, de uma vez por todas, que é importante e faz todo o sentido acreditar em Jesus Cristo, porque Ele está vivo e está no meio de nós.

Henrique – De que forma é que os jovens do Movimento Juvenil Salesiano podem ter um papel ativo, neste que será, o Dia do MJS?

Pe. Diogo – O primeiro papel importante, será envolverem-se em toda a preparação, porque vai haver convites a muitos jovens a participar e serem voluntários, porque há muitas coisas que ainda é preciso pensar e estruturar de forma criativa, para termos algo inovador daquilo que Portugal consegue fazer de bom no Movimento Juvenil Salesiano.

Para mim, é importante que ao serem convidados estes jovens possam, também, disfrutar e serem a parte criativa também deste grande dia.

Esse será o grande envolvimento, porque vamos pensar neles, vamos fazer algo para eles e, esperamos, que depois eles se sintam disponíveis a acolher estes jovens que estão, neste dia, disponíveis para os diferentes momentos que vamos preparar.

Mariana – Padre Diogo, no programa anterior, recordávamos a história da Jornada de 1995 em Manila, nas Filipinas, que juntou diferentes povos, línguas, culturas, continentes e igrejas locais. Pergunto, na sua opinião, qual é que foi a alegria mais profunda que levou estes jovens até ali, tal como o Papa João Paulo II referia?

Pe. Diogo – Quando os jovens se juntam para um grande encontro e de modo especial, nesse ano, em que se juntou muitos jovens num sítio totalmente diferente da Europa, foi algo extraordinário, em que, se calhar, alguns continentes viram, que o Papa é para o mundo inteiro e não só para eles. Houve uma universalidade muito grande na fé e na abertura, que arrastou muitos jovens a estarem presentes.

De um modo especial, o Papa João Paulo II referiu, que os jovens estão vivos e estão aqui, e se estão aqui é porque vale a pena acreditar em Cristo, porque Cristo traz uma novidade para cada jovem e dá sentido à sua vida.

Henrique – Padre Diogo, que mensagem quer deixar aos jovens que estão, desde já, a preparar a sua participação nesta Jornada Mundial da Juventude de 2023?

Pe. Diogo – A mensagem que eu gostaria, neste momento, de transmitir, era que os jovens se sintam envolvidos, porque acho que é envolvendo-se, que podemos fazer uma grande festa e que podemos preparar-nos bem para receber tantos jovens do mundo inteiro.

Depois, sintam e vivam estes momentos com muita felicidade e muita alegria. Parece clichê, mas quando nós estamos alegres, conseguimos transformar verdadeiramente uma sociedade.

Por fim, espero que esta Jornada Mundial da Juventude transforme, verdadeiramente, a sociedade portuguesa, porque ninguém pode ficar indiferente.

Espero que seja mesmo a alegria pura que nasce do coração e que se anuncie verdadeiramente Cristo vivo. Parece-me que quando nos envolvemos, tudo se torna deslumbrante, brilhante, por isso, vamos entusiasmar todos os jovens que chegarem aqui e partir a loiça toda.

Mariana – Para terminar, pergunto-lhe o que quer dizer aos jovens que vão participar, em específico, no SYM Day?

Pe. Diogo – Venham de coração aberto para encontrar Dom Bosco, não só o Reitor-Mor, mas que venham mesmo encontrar o Movimento Juvenil feliz, alegre e festejar ao seu estilo, ao estilo de Dom Bosco.

Tal como o Dom Bosco dizia, que sejamos felizes agora e também na eternidade, e que seja essa a mensagem principal, alegria, alegria, festa, festa, Cristo no meio.

Artigos Relacionados