Dom Bosco iniciou, no oratório, a tradição de celebrar, todas as noites, o “Boa noite” com os seus rapazes. Hoje, a tradição mantém-se e, em todas as casas salesianas, a “Boa noite” é o momento em que todos se reúnem para agradecer, rezar e estar mais perto de Deus.
Também o SYM Day, a grande festa do Movimento Juvenil Salesiano na Jornada Mundial da Juventude, não poderia terminar sem o já conhecido “Boa noite”, feito pelo Reitor-Mor dos Salesianos e pela Madre Geral das FMA.
O SYM Day é um dos momentos mais aguardados pelo Movimento Juvenil Salesiano durante a Jornada Mundial da Juventude. Esta grande festa juntou, nos Salesianos do Estoril, mais de oito mil elementos do MJS para uma grande festa de família.
Caracterizado pela alegria e fraternidade, com música e animação, o dia contou com diversas atividades e jogos, bem ao estilo do oratório de Dom Bosco. No final do dia, na Vigília, viveu-se o agradecimento pela riqueza do carisma de Dom Bosco. Este foi um momento de adoração eucarística, que terminou com o tradicional “Boa noite” feito pela Madre Geral e pelo Reitor-Mor.
A primeira a dirigir-se aos jovens foi a Irmã Chiara Cazzuola, Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora, que começou por agradecer a oportunidade por estar presente. “Queridos jovens, agradeço esta oportunidade de me dirigir a vós no final deste dia tão belo e intenso, no qual vivemos muitos momentos, de uma grande experiência, que nos tornaram mais próximos e mais fortes na fé”, disse.
Destacando a figura de Maria, que durante esta Jornada Mundial da Juventude serve de “modelo” para todos os jovens, a Madre Geral enfatizou a disponibilidade da mãe de Jesus para “ir servir aqueles que precisam da sua ajuda”, demonstrando, a todos, que o impulso missionário [de Maria] deve “animar todo o nosso agir”.
Tal como sabemos, a vida de Dom Bosco foi guiada pela presença de Maria, que o orientou e iluminou. “É interessante notar que a primeira a formar em Dom Bosco uma devoção mariana simples e sincera é a sua mãe. Margarida educa João a sentir Maria como uma ajuda sempre presente, mesmo nos momentos difíceis, de solidão, de responsabilidade. No sonho dos nove anos, a “boa pastora” torna-se o modelo, o ponto de referência para a sua ação entre os seus companheiros. Mesmo no doloroso itinerário do oratório, Maria está presente como sinal de esperança e é uma presença ativa no meio dos jovens”, sublinhou a Madre Geral das FMA, no “Boa noite”.
Em jeito de conclusão, a Irmã Chiara Cazzuola desejou que que todos possam encontrar, durante estes dias, a “presença de Maria” como “Guia e Auxílio poderoso”.
O “Boa noite” do Reitor-Mor
O Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime iniciou a sua intervenção destacando a “grande alegria” por encontrar todos os jovens.
Fazendo questão de distinguir que ir em peregrinação é muito diferente de ir de férias, o Reitor-Mor sublinhou: “ir em peregrinação é muito diferente de ir de férias. E vós, meus queridos jovens, estais aqui hoje como peregrinos, sempre em busca do Senhor Jesus, certamente em busca, e respondendo de modo juvenil e salesiano ao convite que o Papa Francisco nos fez”.
Assegurando que nenhum jovem ficará desiludido com esta experiência do MJS, o Reitor-Mor garantiu que no final destes dias todos irão sentir que “tudo valeu a pena”.
“Posso garantir-vos, meus queridos jovens, que não ficareis desiludidos com esta vossa experiência de JMJ; posso garantir-vos que sentireis, quando nos despedirmos no final destes dias, e mais tarde ainda mais intensamente, que tudo valeu a pena e que, de certo modo, já não sois os mesmos de antes, porque levareis tanto na memória do vosso coração; Posso assegurar-vos que, tal como Maria, tudo o que fizerem para viver como jovens cristãos discípulos e missionários – por vezes na procura e sem todas as certezas, como já vos disse – encher-vos-á de felicidade; estou certo de que para o resto das vossas vidas recordarão o que viveram na JMJ, e posso assegurar-vos, como dizia Dom Bosco aos seus rapazes, que Jesus nunca vos desiludirá, pelo contrário”, sublinhou.
No final da sua intervenção, o Pe. Ángel Fernández Artime recorreu às palavras de Dom Bosco: “Quero que sejais felizes aqui” e, antes de terminar, lançou um desafio a todos: “meus queridos rapazes e raparigas: sonhem algo de belo e autêntico para as vossas vidas a partir de Deus, deem os passos todos os dias para o tornar realidade, e contagiem muitos outros”.
A noite terminou em festa, com a certeza de que Dom Bosco e Madre Mazzarello nos acompanharão sempre, qualquer que seja o sonho que sonharmos…