Realizou-se, nos dias 11 e 12 de março, a primeira série de ensaios da Orquestra da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
A sala de ensaio da Banda do Exército, em Queluz, recebeu os mais de 90 músicos que compõem o conjunto.
Os ensaios do coro da JMJ Lisboa 2023 tiveram início em julho de 2022, contudo, a Orquestra reuniu-se, pela primeira vez, nos dias 11 e 12 de março.
Composto por mais de 90 músicos, de diferentes gerações, o grupo inclui, para além das cordas friccionadas, dos sopros e da percussão, alguns instrumentos que normalmente não se enquadram num contexto orquestral, como um grande número de flautas e clarinetes ou um eufónio.
O ensaio foi dirigido por Rita Blanco, assistente de Joana Carneiro, que será a maestrina da Orquestra da JMJ Lisboa 2023.
Depois deste primeiro ensaio, estão previstos novos encontros da Orquestra em abril, maio, junho e julho, a partir do mês de maio, os ensaios irão realizar-se em conjunto com o Coro JMJ Lisboa 2023.
O Coro JMJ Lisboa 2023 também se juntou, neste mesmo fim de semana, contabilizando já o quarto ensaio.
Vindos de diversas partes do país, os jovens coralistas preparam um reportório de quase 50 cânticos, e outras obras musicais, incluindo o hino oficial da JMJ Lisboa 2023, “Há pressa no ar”. São 200 as vozes que se juntam para “dar música” ao maior encontro do mundo de jovens com o Papa.
Estão previstos mais ensaios para os meses de abril, junho e julho de 2023.
Fotografia: JMJ Lisboa 2023