Depois do encontro da manhã do Pe. Ángel Fernández Artime e da Madre Chiara Cazzuola com um restrito número de jovens, à tarde, no Estoril, durante o SYM Festival, foi um banho de multidão que os recebeu em festa.
Quando os dois responsáveis chegaram à escola salesiana do Estoril, local onde se concentrou a festa na tarde de dia 2, sentiram a euforia dos mais de 8.000 jovens salesianos de 78 países presentes na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
A juventude salesiana encheu os Salesianos do Estoril de festa, com o ambiente do Oratório, com jogos, música e ruidosa alegria. Em vários momentos se ouviram cantar vários hinos salesianos, nas várias línguas, cada um na sua língua, demonstrando a universalidade da mensagem e do carisma salesiano no mundo.
Ao final da tarde, na festa de abertura, os Salesianos do Estoril apresentaram um espetáculo de dança e música sobre o sonho dos nove anos. Encenado de forma original e singela.
O SYM Day teve tanto de festa como de recolhimento. Houve momentos em que o silêncio foi absoluto.
Após o jantar, ordeira e expeditamente servido pelas dezenas de voluntários, os jovens rapidamente retomaram o seu lugar no pátio para acompanhar a Vigília de Oração, que partiu do sonho das duas colunas de São João Bosco.
Os jovens rezaram pela paz no mundo, pela unidade da Igreja, pela evangelização de outros jovens, pela construção de um mundo mais humano.
No final, a «boa-noite» do Pe. Ángel e da Madre Chiara.