Para a Beata Chiara Luce Badano Jesus era o centro de sua vida. Esforçando-se para ser um testemunho de fé para os que a rodeavam, tentou, com o seu exemplo, inspirar outros a aproximarem-se de Deus.
Com uma sólida educação cristã, aos nove anos, Chiara participou num encontro do Movimento dos Focolares, onde conheceu o Ideal de Unidade. O Evangelho passou a ser algo dinâmico na sua vida.
Um dia, ao jogar ténis, tinha então 17 anos, sentiu uma dor aguda no ombro. O diagnóstico foi devastador: sarcoma osteogénico com metástase, um dos tipos mais graves e dolorosos de tumor. Chiara acolheu a notícia com coragem: “Eu vou vencer! Sou jovem.”
Enfrentou duas operações e perante cada etapa do sofrimento repetia: “Por ti, Jesus!” Nunca se revoltou e aceitou tudo, dizendo: “Se tu o queres, eu também o quero, Jesus!”
No domingo, 7 de outubro de 1990, faleceu na companhia dos pais. Tinha 19 anos.
Numa sociedade que tantas vezes parece longe de Deus ou em que Ele é considerado secundário, Chiara mostrou a absoluta primazia de Deus e a necessidade que todos temos de dar a Deus o seu lugar na nossa vida.