“A fé acima de tudo” é a frase que melhor define a vida de São Vicente. Exemplo de coragem e perseverança, São Vicente demonstrou, sempre, a sua fé incondicional. Para este mártir, a fé era mais importante do que qualquer outra coisa.
São Vicente vivia um profundo amor a Jesus Cristo e o seu fervor fez com que se tornasse muito popular no trabalho de evangelização e pudesse desenvolver a sua ação pastoral como diácono.
No início do século IV, por volta do ano 303, tem início uma nova perseguição, talvez uma das mais sangrentas, e foi exatamente, neste momento, que Vicente foi preso.
Submetido a tortura, Vicente não cedeu, e não renunciou aos votos anteriormente feitos. Depois de muito sofrimento foi enviado para a prisão, onde teve uma visão de anjos, que interpretou como uma visita para o fortalecer naquele momento de sofrimento e de solidão. São Vicente veio a falecer pouco tempo depois.
Com uma vida espiritual assente na escuta da Palavra de Deus, São Vicente personificou o ato supremo do amor a Deus: entregou a sua própria vida pela fé.
Tal como São Vicente também os jovens são hoje chamados a viver a sua fé com coragem, não tendo medo de testemunhar uma fé firme e bem enraizada nos sacramentos – o alimento da vida cristã.