WYD DON BOSCO 23

Famílias de Acolhimento

Inscreve-te como Família de Acolhimento WYD DON BOSCO 23 e acolhe jovens peregrinos salesianos participantes na JMJ Lisboa 2023.

As Famílias de Acolhimento WYD DON BOSCO 23, com ligação a uma presença salesiana (escola, paróquia, outro), disponibilizam-se para acolher, de 31 de julho a 7 de agosto, jovens peregrinos salesianos participantes na JMJ Lisboa 2023.

A Família deve garantir o acolhimento mínimo de 2 peregrinos, com condições de dormida confortável (não é necessária cama), higiene diária e pequeno-almoço. É desejável, ainda, que a família facilite/ajude no transporte do peregrino de sua casa para a casa salesiana em caso de necessidade.

Obrigado por esta generosidade de receber jovens

Mensagem de agradecimento, do Papa Francisco, a todas as famílias que vão acolher peregrinos
Vem construir a JMJ Lisboa 2023 connosco!

Inscreve-te já como Família de Acolhimento WYD DON BOSCO 23!

Que condições têm de ter as casas das Famílias de Acolhimento?

Deverão ser proporcionadas condições para os peregrinos dormirem de forma confortável, fazerem a sua higiene diária e tomarem o pequeno-almoço. As famílias deverão disponibilizar uma área adequada para que os peregrinos possam pernoitar, com um mínimo de 2m² por peregrino. A casa não deve estar a mais de 30min de distância (a pé, de carro ou transportes públicos) da casa salesiana.

Em que dias irei receber peregrinos?

Este acolhimento decorre durante a semana da JMJ, de 1 a 6 de agosto de 2023. Caso a família tenha também disponibilidade nas noites de 30 para 31 de julho, 31 de julho para 1 de agosto e de 6 para 7 e 7 para 8 de agosto, deve indicá-la no formulário.

Quantos peregrinos posso acolher?

Cada família deve acolher um mínimo de 2 peregrinos – no ato da inscrição, cada família pode indicar até quantos peregrinos tem capacidade para receber. A atribuição de peregrinos terá em conta, sempre que possível, os critérios indicados pela família.

Quem são e como é que os jovens chegam à Família de Acolhimento?

Os grupos de peregrinos salesianos chegam à casa salesiana e são distribuídos pelas famílias no dia em que chegam. A Família sabe previamente quantos jovens vai acolher e o momento da sua chegada. Algum voluntário poderá́ acompanhar os peregrinos a casa da Família.

A família tem de garantir o transporte dos jovens?

É desejável que a Família de Acolhimento possa levar e buscar os jovens, diariamente, ao início e ao fim do dia, a um local definido pela casa salesiana. Caso não seja possível deve indicar o percurso que devem percorrer para o fazer. Se a casa estiver relativamente próxima da presença salesiana, poderá não ser necessário este compromisso de ir buscar e levar os peregrinos.

Ao inscrever-me significa que vou mesmo receber peregrinos?

Não. A inscrição neste formulário é um primeiro passo. A Família será́ depois contactada para que o processo possa continuar a decorrer. Receberá ou não peregrinos de acordo com as necessidades de alojamento para os grupos.

O acolhimento de peregrinos é uma forma de participar na Jornada Mundial da Juventude, recebendo Cristo em casa e proporcionando aos jovens a melhor experiência possível.

As famílias “fazem isto com o coração grande, não apenas para servir, que já é uma grande coisa, mas também para se abrirem a outros jovens e outras culturas, a um outro modo de ver a vida.” (Papa Francisco)

Passa a palavra!

Põe-te a caminho!

Subscreve a nossa newsletter e acompanha todas as novidades da JMJ Lisboa 2023