JMJ Lisboa 2023: divulgação do calendário da visita do Papa Francisco a Portugal

>Notícias >JMJ Lisboa 2023: divulgação do calendário da visita do Papa Francisco a Portugal

A oficialização da visita do Papa Francisco, em agosto, a Portugal, por ocasião da JMJ Lisboa 2023, chegou, hoje, pela Santa Sé.

Sua Santidade chegará a Lisboa no dia 2 de agosto e regressará, a Roma, no dia 6 de agosto. No dia 5, e por vontade expressa do Papa Francisco, está prevista uma deslocação a Fátima. A visita a Fátima foi confirmada por Matteo Bruni, diretor da Sala Stampa da Santa Sé.

O Papa Francisco esteve em Portugal, em 2017, para presidir às cerimónias do 13 de maio, no Santuário de Fátima, onde foram também canonizados os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto. Esta será a sua segunda deslocação a Portugal.

A visita de quatro dias do Papa Francisco, a Portugal, constitui a mais longa estada alguma vez realizada por um Sumo Pontífice ao nosso País.

Para o Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente, o sonho de realizarmos uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal está prestes a “cumprir-se”. “A formalização da data de chegada a Portugal do Papa Francisco, no próximo dia 2 de agosto, e da sua partida no dia 6 de agosto, são a confirmação da vontade expressa de que, o sucessor de Pedro se quer encontrar, mais uma vez, com os jovens do mundo inteiro. De que os quer escutar, ver e com eles rezar. Com todos”, destacou D. Manuel Clemente na mensagem que dirigiu aos jovens.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou o “caráter singular” da realização da Jornada Mundial da Juventude no nosso País, sublinhando a “importância” da visita a Portugal de Sua Santidade o Papa Francisco, num momento “único e indelével” na nossa vida coletiva.

Carlos Moedas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, referiu que a confirmação das datas em que o Papa Francisco estará em Portugal, é um sinal “muito importante” para a cidade e para todas as pessoas. Carlos Moedas referiu também que Lisboa já está de “coração e braços abertos para receber o Papa Francisco”.

Fotografia: Serviço Fotográfico/Vatican News

Related Posts