Dias nas Dioceses: mais de 600 grupos inscritos

>Notícias >Dias nas Dioceses: mais de 600 grupos inscritos

Os “Dias nas Dioceses”, que vão acontecer de 26 a 31 de julho, têm já mais de 600 grupos inscritos. O Movimento Juvenil Salesiano vai contar com a participação de mais de 1200 elementos, oriundos de 16 países diferentes.

Antecedendo a Jornada Mundial da Juventude, os “Dias nas Dioceses” (DND) são um encontro de preparação, que consiste na integração dos jovens, vindos de todo o mundo, nas comunidades paroquiais das várias Dioceses do nosso país.

São 17 as Dioceses portuguesas que vão receber peregrinos ainda em julho: Algarve; Angra; Aveiro; Beja; Braga; Bragança-Miranda; Coimbra; Évora; Funchal; Guarda; Lamego; Leiria-Fátima; Portalegre-Castelo Branco; Porto; Viana do Castelo; Vila Real e Viseu. Cada uma está a finalizar um programa centrado em cinco pilares: acolhimento, descoberta, missão, cultura e envio.

Tal como explicou o Pe. Filipe Diniz, coordenador nacional dos “Dias nas Dioceses”, as Dioceses de acolhimento dos DND receberam, até ao momento, a inscrição de “682 grupos”, contudo, estão à espera de receber “mais grupos”.

Os 682 grupos já inscritos são provenientes de países de cinco continentes: Europa, África, América, Ásia e Oceânia.

Os jovens vão ficar alojados, preferencialmente, em casas de famílias, nas paróquias de acolhimento, e em instalações públicas, das escolas, municípios e freguesias, bem como das associações/coletividades.

Dias nas Dioceses e o MJS

Os jovens do Movimento Juvenil Salesiano vão também participar nos Dias nas Dioceses.

A equipa de Pré-Jornadas, da WYD DON BOSCO 23 é a responsável pela comunicação prévia entre os grupos participantes e as Dioceses portuguesas e, até ao momento, já recebeu mais de 1200 inscrições, oriundas de 16 países diferentes.

Elementos do MJS de países como África do Sul, Antilhas, Angola, Coreia do Sul, Brasil, Cabo Verde, Bélgica, França, Espanha, República Democrática do Congo, Polónia, Quénia, República Dominica, Timor-Leste, Venezuela e Tanzânia vão participar nos “Dias nas Dioceses” e vão ficar integrados nas Dioceses de Aveiro, Algarve, Braga, Évora e Castelo Branco. A Diocese do Porto foi a mais procurada pelos elementos do MJS, com seis grupos a escolherem este destino.

Related Posts