São milhares os jovens que rumaram a Portugal para participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Depois da animação dos “Dias nas Dioceses”, está na hora de seguir para Lisboa e preparar o grande encontro dos jovens com o Papa.
Nos Salesianos de Lisboa, estão alojados cerca de 4000 jovens de todos os países do mundo e foi, no passado dia 31 de julho, que estivemos à conversa com alguns desses peregrinos para perceber quais são as suas expectativas face a este grande evento.
Tivemos a oportunidade de falar com peregrinos portugueses, italianos, sul-coreanos e taiwaneses. Para a maioria, esta é a sua primeira participação numa JMJ, apesar de alguns já irem na sua segunda, terceira e até quarta Jornada.
Através dos testemunhos recolhidos, foi possível perceber que as expectativas dos peregrinos estão bastante altas, sentindo-se no ar, que esta Jornada vai ser especial.
As palavras deixadas pelos peregrinos foram de entusiasmo e alegria, mas também de esperança e aproximação a Deus. “Acho que vai ser uma Jornada de encontro com tantos jovens, que vai ser muito bom a nível pessoal e espiritual”, conta-nos Inês Cristóvão, uma peregrina de Mirandela.
Amor, diversão, partilha, união, muitas são as palavras usadas pelos jovens para definir esta Jornada Mundial da Juventude. Na sua mochila, trazem alguns itens “básicos”, como garrafas de água, powerbanks ou livros, mas, acima de tudo, trazem um coração aberto e a vontade de viver, por completo, e com bastante entusiasmo esta JMJ.