Estreia hoje, primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, o “Musical Dom Bosco”, espetáculo apresentado pelos Salesianos de Lisboa no Festival da Juventude.
Os Salesianos de Lisboa apresentam no Auditório dos Oceanos, no Casino de Lisboa, no Parque Expo, o Musical Dom Bosco pelas 21h30. Com entrada gratuita, a deslocação até ao local é também gratuita. Os peregrinos podem utilizar a rede de Metro, até à estação do Oriente, linha vermelha.
O “Musical Dom Bosco” é uma adaptação do original italiano “Don Bosco, il musical”, com textos de Renato Baigioli e Piero Castellacci, e música de Alessandro Aliscioni e Achille Oliva, e é uma homenagem ao sacerdote que dedicou toda a sua vida aos jovens órfãos e desfavorecidos.
São João Bosco (1815-1888), Fundador dos Salesianos e patrono da JMJ Lisboa 2023, escolheu como programa de vida Da mihi animas, cetera tolle, Dai-me almas e levai o resto. Para eles construiu uma obra assente em três pilares: a razão, a religião e a amabilidade.
Ao longo de hora e meia, o público é convidado a percorrer os mais importantes momentos da vida do Santo de Turim, “Pai e Mestre da Juventude”, como lhe chamou S. João Paulo II.
Ontem, dia 31 de julho, o Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernández Artime, assistiu ao ensaio geral, acompanhado por alguns salesianos da Comunidade Provincial e familiares dos elementos do elenco.
No final, o X Sucessor de Dom Bosco subiu ao palco para falar aos jovens e a toda a equipa. Depois de elogiar a qualidade musical e da interpretação, brincou com alguns dos protagonistas. O Pe. Ángel dirigiu ainda um agradecimento geral pelas “muitas e muitas horas” de ensaios, que resultam num “espetáculo com muita qualidade” e “fiel aos factos históricos”.
O “Musical Dom Bosco” terá quatro sessões, dia 1 de agosto, às 21h30; dia 2, às 19h00; e dias 3 e 4 às 21h00.