JMJ comBosco 36: JMJ 1997

> JMJ comBosco > JMJ comBosco 36: JMJ 1997
JMJ comBosco

Neste JMJ comBosco, dedicado a mais três patronos das Jornadas Mundiais da Juventude, Henrique Laureano e Mariana Lagoas apresentam o Beato Frederico Ozanam, Santa Maria Goretti e Santo Inácio de Loyola. 

Frederico Ozanam foi o principal fundador das Conferências de São Vicente de Paulo. Marido e pai, professor e literato, leigo comprometido, Frederico viveu as diferentes dimensões da sua existência, com a mesma paixão e generosidade. 

Foi beatificado, por João Paulo II, no dia 22 de agosto, em Paris.

Maria Goretti nasceu numa família humilde de camponeses. A sua beleza cedo despertou paixões, mas ela nunca cedeu, até que no dia 5 de julho de 1902, Alexandre Sereneli, um dos filhos do ancião da propriedade em que Maria vivia, perdeu a cabeça e a tragédia aconteceu. Depois de já ter recusado várias vezes todos os avanços do jovem, nesse dia, Alexandre, por ter sido, uma vez mais, rejeitado, infligiu a Maria 14 golpes, com uma barra de ferro com a ponta afiada, que se revelaram mortais. Levada ainda para o hospital com vida, Maria Goretti veio a falecer no dia seguinte não, sem antes, perdoar ao seu agressor. 

Foi canonizada a 24 de junho de 1950. 

Inácio de Loyola cresceu ao serviço do contador-mor do Rei Católico e depois do vice-rei de Navarra. Por isso, a sua vida é a história de um homem determinado na busca de honra e glória, que, com fracassos, derrotas e feridas, se foi pouco a poucoabrindo a Deus. Contudo, ao ficar gravemente ferido ao defender Pamplona numa batalha, a sua vida iniciou uma grande mudança. Confrontado com as ações do Santos, sentia-se em paz. Deixando-se guiar pelo Espírito Santo, movia-o o desejo de servir a Igreja e de transformar o mundo para a maior glória de Deus. 

Depois de ter visitado a Terra Santa, fundou a Companhia de Jesus. Deixou como legado o livro Exercícios Espirituais, que reflete o modo como Inácio entende a relação do ser humano com Deus e com toda a criação.

Foi canonizado a 12 de março de 1622 por Gregório XV.

Related Posts