JMJ comBosco 62: JMJ 2011

>JMJ comBosco >JMJ comBosco 62: JMJ 2011

Esta semana Mariana Lagoas e Henrique Laureano apresentam mais dois patronos de Jornadas Mundiais da Juventude anteriores.

Nossa Senhora Auxiliadora foi uma das patronas da Jornada Mundial da Juventude de Sydney. A invocação de Nossa Senhora Auxiliadora ou Auxílio dos Cristãos foi instituída pelo Papa Pio V, no século XVI, logo a seguir à vitória dos cristãos sobre o exército muçulmano no estreito de Lepanto, na Grécia. Num número inferior face aos soldados otomanos, os soldados cristãos espantaram-se com a súbita retirada dos soldados inimigos e alguns otomanos presos confessaram, depois, que uma brilhante e majestosa Senhora tinha aparecido no céu. Dom Bosco – considerado o maior devoto a Nossa Senhora Auxiliadora –, para eternizar o seu amor e gratidão para com Nossa Senhora, fundou, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora.

Pierre Chanel é outro dos patronos apresentados nesta edição do JMJ comBosco. Pedro (ou, então, Pierre, como era chamado) era um menino simples e educado. Já no seminário, Pedro ficou fascinado com os relatos dos missionários que chegavam nas cartas. Assim, começou a amadurecer a sua vocação para as Missões. Enviado para a Oceânia, Pedro com o seu testemunho fez com que muitos se começassem a interessar pela sua religião; e alguns, sentindo-se preparados, pediram para ser batizados. A 28 de abril de 1841, o missionário foi massacrado, tornando-se o primeiro mártir da Oceânia.

Related Posts