JMJ comBosco 67 : Especial Patronos – Karol Wojtyla e Chiara Badano 

>JMJ comBosco >JMJ comBosco 67 : Especial Patronos – Karol Wojtyla e Chiara Badano 

Mariana Lagoas e Henrique Laureano apresentam, no JMJ comBosco desta semana, mais dois patronos das Jornadas Mundiais da Juventude: Karol Wojtyla e Chiara Badano.

Fundador das Jornadas Mundiais da Juventude, Karol Wojtyla é conhecido, no mundo, como Papa João Paulo II. Karol nasceu a 18 de maio de 1920, em Wadowice, uma localidade no sul da Polónia. Era um homem das artes e da literatura. Tendo sentido a vocação para o sacerdócio, estudou num seminário clandestino em Cracóvia. Foi ordenado padre no dia 1 de novembro de 1946 e, em 1964, Wojtyla assumiu as funções de arcebispo de Cracóvia, tendo chegado a cardeal, em 1967. Ativo participante no Concílio Vaticano II, representou, igualmente, a Polónia em cinco Assembleias internacionais de Bispos, entre 1967 e 1977. O cardeal Karol Wojtyla acabou por ser eleito Sumo Pontífice, a 16 de outubro de 1978. No seu pontificado, João Paulo II procurou criar pontes entre as mais diversas gerações, classes sociais e políticas do mundo. O pontificado de João Paulo II foi um dos mais longos da História, estendendo-se por quase 27 anos. A 27 de Abril de 2014 foi canonizado pelo Papa Francisco.

Exemplo de amor total a Deus, Chiara Badano nasceu no dia 29 de outubro de 1971, em Sassello, no norte de Itália. Muito desejada pelos seus pais, cresceu numa casa com valores católicos, e, aos nove anos de idade, conheceu o Movimento dos Focolares. Depois de ter sentido uma forte dor no ombro, enquanto jogava ténis, foi diagnosticada com uma forma rara e dolorosa de cancro nos ossos, o osteossarcoma. A fé e o espírito de Badano nunca diminuíram, mesmo depois de o cancro a ter deixado incapaz de andar, e sem qualquer esperança de remissão. Durante as suas últimas horas, Badano confessou-se e recebeu a Eucaristia. Chiara Badano morreu no dia 7 de outubro de 1990, em sua casa, com os pais ao seu lado. Foi declarada Beata, a 25 de setembro de 2010, no Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, em Roma. 

Related Posts