Mariana Lagoas e Henrique Laureano apresentam, em mais um JMJ comBosco, São Isidro e Beata Albertina Berkenbrock, patronos de edições anteriores das Jornadas Mundiais da Juventude.
São Isidro nasceu em Madrid, em 1070. Era um lavrador com ascendência muçulmana e era conhecido por chegar tarde ao trabalho, pois costumava ir à missa todos os dias antes de ir trabalhar. Casou-se com María Toribia, e teve um filho, que quase morreu afogado num poço, tendo sido salvo por um milagre.
Faleceu a 30 de novembro, de 1172, e em 1213, como agradecimento pela vitória da Batalha de Navas de Tolosa, o rei Afonso VIII mandou exumar o seu corpo e construiu uma capela em sua honra, onde depositou o seu corpo mumificado e incorrupto. Foi beatificado a 14 de junho de 1619 e canonizado a 12 de março, de 1622. Ficou conhecido como o padroeiro dos lavradores.
A Beata Albertina Berkenbrock nasceu a 11 de abril, de 1919, em Imaruí, no Brasil. Educada na fé aprendeu logo as orações, era perseverante ao fazê-las e muito recolhida ao rezar. Confessava-se com frequência, ia regularmente à missa, comungava com fervor, e preparou-se, com muita diligência, para a primeira comunhão.
Albertina terá sido enganada e levada para o mato por um homem que a tentou violar. No entanto, derrotado moralmente pela menina, o homem assassinou Albertina por vingança.
A sua beatificação foi realizada em Tubarão, Santa Catarina e contou com a presença do bispo local, Dom Jacinto Bergman.