Henrique Laureano e Mariana Lagoas recebem, em mais um JMJ comBosco, Douglas Azevedo Duarte, que é o responsável por toda a imagem da WYD DON BOSCO 23.
Formado em Publicidade e Propaganda, Gestão de Design e Branding, Douglas nasceu no Brasil e está em Portugal há sete anos.
No que à construção da parte visual da WYD DON BOSCO diz respeito, foram desenvolvidos conceitos ligados à espiritualidade salesiana, bem como várias referências a Maria e a D. Bosco.
As cores escolhidas: verde, vermelho e amarelo recordam as cores da bandeira nacional e são as mesmas que compõem a identidade visual da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. “As cores são as mesmas da identidade visual da JMJ Lisboa 2023 porque a WYD DON BOSCO 23 faz parte da Jornada”, sublinha Douglas Azevedo.
Esta será a primeira Jornada em que o designer vai participar, e neste momento Douglas já define esta como uma “experiência muito importante”.
Destacando este com um dos seus “maiores trabalhos”, para o designer, saber que o seu trabalho pode influenciar mais jovens a participar nesta grande festa da juventude é “muito gratificante”.
Henrique – No programa de hoje temos um convidado muito especial, o Douglas Azevedo Duarte.
Mariana – Faz parte da equipa WYD DON BOSCO 23, a equipa de preparação dos acontecimentos salesianos na Jornada e está responsável por toda a imagem.
Henrique – Douglas de onde é que vem?
Douglas – Venho do Brasil, do interior de Minas Gerais, de uma região que se chama Vale do Aço. Foi lá que fiz a minha formação em comunicação.
Mariana – Há quanto tempo é que está a trabalhar aqui, em Portugal?
Douglas – Estou a viver em Portugal há sete anos, mas trabalho nos Salesianos há quatro anos.
Henrique – Como é que foi o caminho de inspiração para a construção do logotipo da WYD DON BOSCO 23?
Douglas – Para a construção do logótipo e de toda a parte visual, tivemos uma reunião com a coordenação da WYD DON BOSCO 23, e eles já tinham vários conceitos que queriam que fossem impressos de forma visual. O que moveu, depois, toda a inspiração, foi o tema da Jornada, “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.
Era preciso criar um visual e um logótipo que fosse dinâmico, que evocasse todo este simbolismo da Jornada, que transmitisse a espiritualidade salesiana e que tivesse, ainda, várias referências a Maria, que é o tema principal desta JMJ. A partir desse briefing, começámos a trabalhar e criámos o atual visual da WYD DON BOSCO 23.
Mariana – Consegue descrever-nos o logótipo e o que é que representa cada um dos elementos?
Douglas – No início, procurámos várias imagens que servissem de referência, principalmente de Dom Bosco e Maria Auxiliadora e, a partir daí, começámos a fazer a construção.
O logótipo é desenhado dentro de uma forma que se parece com a coroa de Maria Auxiliadora, mas a sua principal referência, é o seu manto, que abraça toda a ilustração.
Na parte interna, temos duas cruzes ligadas, que representa toda a comunhão e união que representa a Jornada Mundial da Juventude. As cruzes fazem, também, uma brincadeira com uma corda que nos relembra os Saltimbancos. Por fim, temos o tricórnio de Dom Bosco, que é a parte central de tudo.
Henrique – É engraçado que depois também há várias interpretações. Quando olhei para estas cruzes, senti uma referência a Lisboa, que tem a ponte 25 de Abril.
Douglas – Sim, era uma coisa que gostavam que fosse impressa no logótipo, mas não era uma obrigação, que era uma referência ao local da Jornadas, ou seja, Lisboa, e é muito bom que esse desenho tenha conseguido trazer essa inspiração e essa referência.
Mariana – Para além desses elementos que já descreveu, a escolha das cores também foi importante?
Douglas – Foi muito importante, porque o vermelho, o amarelo e o verde são as cores da bandeira portuguesa, o que ajuda, também, a localizar esta grande festa que é a JMJ e a WYD DON BOSCO 23.
Para além disso são, também, as mesmas cores da identidade visual da Jornada, e fizemos essa conexão, porque a WYD DON BOSCO 23 faz parte da Jornada e é um convite para toda a juventude salesiana vir para Lisboa e participar nesta festa.
Henrique – Douglas, como é que podemos definir o que é a identidade visual de um evento ou de um acontecimento?
Douglas – A identidade visual é o que o próprio nome diz, ou seja, é trazer a identidade de uma marca, com algo que criamos através de conceitos, cores, formas, de forma que, mesmo que não esteja escrito nenhum nome de uma marca ou de uma organização, as pessoas reconheçam, na mesma, a marca que ali está.
É trazer um reconhecimento a partir da parte visual e é, também, muito importante na construção da identidade. Nós temos vários elementos que facilitam a construção, por exemplo, de um cartão, de um website, de uma identidade para as redes sociais. Então, são todos esses elementos visuais, que tornam tudo conciso e se tornam uma identidade.
Mariana – Mais especificamente, em relação à WYD DON BOSCO 23, como é que foi pensada esta identidade visual?
Douglas – Como já referi, uma das exigências é que fosse muito dinâmica, porque, com o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”, nós queríamos que esse dinamismo fosse traduzido, também, em todos os materiais da WYD DON BOSCO 23, por isso, temos fundos com padrões extremamente dinâmicos.
Queriam também, que a WYD DON BOSCO 23 fosse uma marca juvenil, contemporânea e que trouxesse, quando olhamos, aquela vontade de estar ali. Portanto, foram muito importantes, estes conceitos, na construção dos padrões e na escolha das cores que, uma em cima da outra, transmite aquela energia.
Henrique – Douglas, já participou em alguma Jornada Mundial da Juventude? E se não participou, que ideia é que tem desta Jornada?
Douglas – Nunca participei em nenhuma Jornada e vai ser uma experiência interessante, porque, sendo a primeira, e eu, estando já a trabalhar numa coisa que é tão grande quanto a WYD DON BOSCO 23, vai ser uma experiência muito diferente para mim.
Mariana – E como é que está a ser colaborar nesta preparação da Jornada?
Douglas – É um desafio muito grande, porque isto é importante para muita gente.
Este é um dos maiores trabalhos que eu já fiz, então, é muito gratificante saber que um desenho que eu faço, chega a todos os cantos do mundo e que vai mover o desejo de vários jovens a estarem aqui, para a WYD DON BOSCO 23. É muito gratificante, apesar de ser um desafio muito grande.
Henrique – Qual é a sensação de ver algo criado por si, em milhares de camisolas, em milhares de jovens, nas redes sociais…?
Douglas – É uma sensação muito boa, porque vemos o nosso trabalho chegar a lugares que nunca imaginámos.
O logótipo que foi desenhado e impresso, está em cartazes, colados dentro de uma sala de pastoral, no interior de um país que eu nunca pensei chegar. É muito interessante e muito gratificante.
Mariana – Para terminar, que mensagem quer deixar aos jovens que vão participar na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023?
Douglas – Venham, não deixem de aproveitar esta oportunidade, esta experiência, porque para além da Jornada, para além da WYD DON BOSCO 23, vai ser uma oportunidade de estar cá, em Lisboa, que é uma cidade incrível.
Eu, que sou brasileiro, apaixonei-me pela cidade e vivo aqui há sete anos, então, é uma oportunidade de ter essa experiência, de conhecer Portugal, que é um país belíssimo.
Não deixem de aproveitar esta oportunidade de vir conhecer e ver de perto toda a organização da WYD DON BOSCO 23, que está a ser feita de uma forma muito especial.
Henrique – E usem as vossas camisolas.