Depois de um dia cheio, a manhã de quinta-feira, dia 3 de agosto, começou calma para o Reitor-Mor dos Salesianos. De manhã, visitou a Cidade da Alegria e os stands da Família Salesiana.
O Pe. Ángel Fernández Artime, acompanhado pelo Pe. Provincial de Portugal e Cabo Verde, José Aníbal Mendonça, e pelos conselheiros para a Formação, Pe. Ivo Coelho, Pe. Juan Carlos Godoy, da Região Mediterrânea, e Pe. Hector Romero, da América Cone Sul, visitou Belém e a Cidade da Alegria, espaço onde se concentra a Feira Vocacional e o Parque do Perdão da Jorna Mundial da Juventude 2023. Espaço onde amanhã, num dos 150 confessionários instalados no Parque do Perdão, o Papa Francisco irá confessar alguns jovens peregrinos.
O grupo visitou alguns locais turísticos na zona de Belém. Inês Osório, professora de História, Nuno Santos, professor de Português e Espanhol, e Sandra Marques, de Inglês, todos docentes dos Salesianos de Lisboa, serviram de guias turísticos e tradutores para a comitiva, fazendo a contextualização histórica e arquitetónica.
Seguiu-se a visita à Cidade da Alegria, espaço que pretende proporcionar o encontro dos jovens com a Igreja, nas suas diferentes expressões: ordens religiosas, comunidades, movimentos e associações, e onde a Família Salesiana esteve representada pelos Salesianos de Dom Bosco, pelas Filhas de Maria Auxiliadora e pela Canção Nova.
Mais uma vez, o Reitor-Mor foi abordado inúmeras vezes por jovens de várias partes do mundo que aproveitavam o encontro para algumas fotografias e partilhar a experiência da Jornada Mundial da Juventude.
No espaço dedicado aos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, na Feira Vocacional, o Reitor-Mor e a Madre Geral, Ir. Chiara Cazzuola escreveram mensagens para os milhares de jovens, salesianos e não só, que por estes dias passaram e irão passar no local.
“Meus queridos jovens, escreveu o Pe. Ángel, sejam felizes concretizando as vossas vidas a partir de Deus, sempre com Ele e vivendo com verdadeiro amor”.
A Madre Chiara também visitou o local, e por pouco não se terá cruzado com o Reitor-Mor, no painel que mostra a evolução da Congregação ao longo dos anos escreveu: “Caríssimos jovens, desejo, com Dom Bosco e Madre Mazzarello, que sejais felizes no tempo e na eternidade. Escutai a voz de Jesus e segui-O sem medo. Que Maria seja a vossa ajuda e a vossa guia”.