O Pe. Miguel Ángel García, Conselheiro do Reitor-Mor para a Pastoral Juvenil, e a Ir. Runita Borja, Conselheira para a Pastoral Juvenil das Filhas de Maria Auxiliadora, já se encontram entre os peregrinos da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Amanhã, dia 2 de agosto, os dois responsáveis estarão presentes no programa especial da Família Salesiana na JMJ Lisboa 2023, que decorrerá em Lisboa e no Estoril.
De manhã, com o Reitor-Mor dos Salesianos e a Madre Geral das FMA, no SYM Fórum, terão oportunidade de refletir com os jovens o papel do Movimento Juvenil Salesiano dentro da Igreja e partilhar diferentes visões e experiências. Participam neste encontro cerca de 300 jovens representantes das várias Províncias Salesianas.
À tarde, o SYM Festival congregará os cerca de 8.000 mil jovens peregrinos salesianos de 78 nacionalidades inscritos nesta JMJ.
Os responsáveis da Pastoral Juvenil vão estar presentes nos vários momentos da Jornada. Também presentes o Pe. Rafael Bejano e Pe. Dariuz Jozwik, da Equipa da Pastoral Juvenil, e a Ir. Lolia Neli, colaboradora do Âmbito para a Pastoral Juvenil das FMA.
Hoje, dia 1 de agosto, primeiro dia da Jornada, realiza-se pelas 19 horas a Missa de Abertura, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, no Parque Eduardo VII que por estes dias terá o nome de “Colina do Encontro”.
Ao início da tarde, os jovens do MJS de Portugal estreiam a sua participação na animação do Festival da Juventude com uma arruada no Chiado. Os jovens do Musicentro dos Salesianos de Lisboa prometem animar as ruas do centro da cidade com música.
À noite, estreia no Auditório dos Oceanos, no Casino de Lisboa, no Parque Expo, o Musical Dom Bosco pelas 21h30. Com entrada gratuita, o acesso ao local é gratuito para os peregrinos que se poderão deslocar usando a rede de Metro, até à estação do Oriente, linha vermelha. O espetáculo terá quatro sessões, dia 1 de agosto, às 21h30; dia 2, às 19h00; e dias 3 e 4 às 21h00.