Foi, recentemente, apresentada a imagem para os Dias nas Dioceses, que terão lugar de 26 a 31 de julho de 2023, em 17 Dioceses de Portugal continental e ilhas.
O autor da imagem é Miguel Mendes, coordenador da equipa de Comunicação da Fundação Salesianos.
Com o objetivo de mostrar as Dioceses de acolhimento para os Dias nas Dioceses, a imagem escolhida apresenta as 17 Sés/Catedrais das diversas Dioceses, desenhadas a partir de fotografias, com alguns pormenores identificativos de cada uma delas, seguindo a linha gráfica da JMJ Lisboa 2023.
Para Miguel Mendes, o maior desafio do projeto foi “conseguir colocar as 17 catedrais numa única imagem, de forma dinâmica e que mantivesse detalhes que permitissem identificar facilmente cada uma das catedrais”. Para concretizar a ideia, o designer e coordenador da equipa de Comunicação da Fundação Salesianos, optou pela “utilização de diferentes perspetivas”. Mantendo a linha gráfica da JMJ Lisboa 2023, a imagem é composta por três cores principais: vermelho, verde e amarelo.
“É uma honra, e uma alegria, poder deixar a minha marca num evento que já era sonhado desde os tempos em que pertenci à equipa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil e em que participei na JMJ 2011, que teve lugar em Madrid”, sublinha.
Empenhado na preparação desta JMJ Lisboa 2023, Miguel Mendes destaca “trabalhar há um ano na comunicação da WYD DON BOSCO 23 e, agora, na imagem dos Dias nas Dioceses é o culminar de anos de trabalho em prol da comunicação da Igreja e da Pastoral Juvenil em Portugal”.
Dias nas Dioceses
Os Dias nas Dioceses são um itinerário de preparação para a JMJ Lisboa 2023, pensado para os peregrinos e respetivas comunidades anfitriãs. Assim, na semana anterior à JMJ Lisboa 2023 serão as Dioceses do Algarve, de Angra, de Aveiro, de Beja, de Braga, de Bragança-Miranda, de Coimbra, de Évora, do Funchal, da Guarda, de Lamego, de Leiria-Fátima, de Portalegre-Castelo Branco, do Porto, de Viana do Castelo, de Vila Real e de Viseu a receber os peregrinos de todo o mundo.
O objetivo desta iniciativa passa por proporcionar uma experiência eclesial de partilha de fé, do ser Igreja, da comunidade, bem como por dar a conhecer a riqueza das tradições, da cultura e do património de cada uma destas 17 Dioceses.