“É maravilhoso que o maior acontecimento da juventude mundial possa contar com esta intercessão especial de São João Bosco”

>Notícias >“É maravilhoso que o maior acontecimento da juventude mundial possa contar com esta intercessão especial de São João Bosco”

“É com grande alegria que os Salesianos de Dom Bosco, e a restante Família Salesiana em Portugal e Cabo Verde, receberam a notícia da escolha de São João Bosco como patrono da Jornada Mundial da Juventude 2023. É verdadeiramente maravilhoso que o maior acontecimento da juventude mundial possa contar com esta intercessão especial do “Pai e Mestre da Juventude”, nosso fundador.
Ainda que a sociedade juvenil dos dias de hoje seja bastante diferente daquela que São João Bosco encontrou nas ruas de Turim no século XIX, muitas das suas intuições educativas e pastorais são bastante atuais. O acompanhamento dos jovens mais pobres e vulneráveis, a capacidade de fazer propostas que cheguem a todos, a audácia de tocar a “pequena corda de bem que todos têm no seu coração”, a tenacidade de se fazer companheiro de caminho, de fazer crescer, mas de promover o protagonismo juvenil no momento certo são características profundamente marcantes do nosso carisma e necessárias na sociedade atual.
Nunca São João Bosco imaginou um encontro de jovens da magnitude da Jornada Mundial da Juventude, mas se soubesse da sua existência, decerto seria dos primeiros a mobilizar a participação de todos, com a criatividade e o arrojo próprios da juventude que acompanhava. Desejo que o Movimento Juvenil Salesiano possa ser um verdadeiro fermento no meio da massa, congregando os seus membros para uma participação ativa na JMJ Lisboa 2023.
Que esta Jornada Mundial da Juventude que vamos viver em Portugal, sob a proteção de Nossa Senhora, de São João Paulo II e de São João Bosco possa despertar em cada vez mais jovens a urgência de se levantar, de anunciar Cristo aos outros e de ser testemunha entre os seus amigos”.

João Xavier Fialho
Coordenador da WYD DON BOSCO 2023

Related Posts