Os Encontros Rise Up convidam todos os jovens a refletir sobre os grandes temas lançados no pontificado do Papa Francisco.
O Comité Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 apresentou um novo modelo de catequese – os Encontros Rise UP -, que pretendem mobilizar os jovens de todo o mundo a prepararem-se para a JMJ Lisboa 2023 refletindo sobre temas centrais para o mundo e para a vida em sociedade como, por exemplo, ecologia integral, amizade social e misericórdia, entre outros.
Propondo diversos encontros preparatórios, que deverão ter lugar entre abril e junho, o itinerário catequético Rise UP vai proporcionar a todos os jovens uma experiência alinhada com o caminho sinodal 2021-2024, atualmente em curso na Igreja Universal sob o tema “Por uma Igreja Sinodal: comunhão, participação e missão”.
Pretende-se que os jovens sejam os protagonistas desta importante reflexão, mobilizando-os para o debate dos temas que serão depois trabalhados nos Encontros Rise UP, que terão lugar durante a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Estes encontros preparatórios Rise UP são abertos a todos, desde grupos de catequese, grupos de jovens, movimentos e realidades eclesiais ligados à juventude e à pastoral universitária, independentemente de serem ou não peregrinos da Jornada.
O itinerário catequético Rise UP será realizado, faseadamente, e ao longo de três etapas até à JMJ Lisboa 2023: escutar, através de encontros preparatórios onde é possível refletir e expressar livremente o que sentem e pensam sobre os temas; sonhar, através do diálogo entre os participantes sobre possibilidades de caminho futuro (O que sinto diante do que ouvi? A que me inspira?); e levantar-se, com a síntese final dos encontros a partilhar na plataforma JMJ Lisboa 2023, de modo a dar continuidade a esta reflexão conjunta.