Na segunda-feira, 31 de julho, 40 autocarros partiram das diferentes casas salesianas de Espanha cheios de peregrinos, para os seus locais de residência durante toda a semana da Jornada Mundial da Juventude. Apesar de terem de se levantar cedo, a viagem foi uma oportunidade para cantar, rezar, conhecerem-se uns aos outros e também para descansar.
Os 2200 jovens do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) de Espanha já estão em Lisboa para participar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) organizada pelo Papa Francisco. Na segunda-feira, 31 de julho, 40 autocarros levaram-nos das diferentes casas salesianas em Espanha para os seus locais de residência durante toda a semana. Apesar de terem de se levantar cedo, a viagem foi uma oportunidade para cantar, rezar, conhecerem-se uns aos outros e também para descansar.
O grupo espanhol do MJS ficará alojado no Estoril e em Cascais. A partir daí, viajarão para Lisboa para participar nos eventos da JMJ. Os participantes da Andaluzia, da Extremadura e das Ilhas Canárias estão alojados nos Salesianos do Estoril. Nas Salesianas de Cascais, ficarão os jovens de Aragão, da Catalunha, de Valência, de Múrcia e de Pamplona. Por último, os jovens peregrinos da Galiza, Astúrias, Cantábria, País Basco, La Rioja, Castela e Leão, Madrid e Castela-La Mancha pernoitarão no centro das freiras Amor de Deus, em Cascais.
À chegada dos alojamentos, os jovens, acompanhados por animadores e por um bom grupo de salesianos, foram acolhidos por voluntários portugueses que lhes entregaram o kit do peregrino, as credenciais e todo o material necessário para estes dias.
“Somos vizinhos do lado”
E no Estoril, nos jardins do Casino, mesmo ao lado da escola salesiana, teve lugar um dos primeiros eventos desta JMJ Lisboa 2023. A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) organizou um encontro, de cerca de sete horas, para todos os peregrinos espanhóis. Cerca de 40.000 jovens provenientes de 67 dioceses, 11 movimentos eclesiais e 32 congregações religiosas reuniram-se para celebrar a Eucaristia e, em seguida, desfrutar de um festival de música “Caminos de Juventud”, que começou às 21 horas e contou com a participação de diversos artistas espanhóis.
Todos os jovens envergaram uma t-shirt com o slogan “Somos vizinhos do lado”, como forma de saudar os jovens espanhóis em Portugal. Na missa, o Cardeal Omella, presidente da CEE, explicou aos jovens que “evangelizar é mostrar o rosto, a pessoa, a mensagem de Jesus, o Filho de Deus: verdade, caminho e vida para os homens e mulheres de todos os tempos. E para isso o Senhor conta convosco, convosco e comigo”. Como é que isto pode ser feito? Para o Arcebispo de Barcelona, as “palavras” e as “obras” são fundamentais: “Sobretudo as obras de caridade, de dedicação aos mais pobres e necessitados. Necessitados de bens materiais, culturais e espirituais”.
O Reitor-Mor e a Madre Geral em Lisboa
Cerca de 9000 jovens do Movimento Juvenil Salesiano de todo o mundo são esperados para participar na JMJ Lisboa 2023. O Reitor-Mor dos Salesianos e Cardeal eleito, Ángel Fernández Artime, já está em Lisboa para acompanhar os jovens, assim como a Madre Chiara Cazzuola, Superiora Geral das Filhas de Maria Auxiliadora. Ambos se encontrarão com os jovens das casas salesianas no Salesianos Estoril, na quarta-feira, 2 de agosto.