O altar-palco, situado na Colina do Encontro (Parque Eduardo VII), e que irá acolher três dos momentos principais da Jornada Mundial da Juventude – Missa de Abertura, Acolhimento e Via Sacra -, começou a ser montado no fim de semana passado. A obra tem a duração prevista de um mês.
Da autoria do arquiteto João Matos, o altar-palco terá 40 metros de largura e 24 metros de altura, ocupando uma área total de 430 m2. A obra custará cerca de 450 mil euros, que serão totalmente suportados pela Fundação JMJ Lisboa 2023, com o apoio de uma entidade privada.
É em frente a este altar-palco que os jovens de tudo o mundo se irão reunir para celebrar a Missa de Abertura da JMJ Lisboa 2023, no dia 1 de agosto, e que será presidida pelo Cardeal-Patriarca, D. Manuel Clemente. No dia 3 de agosto, assinalar-se-á o acolhimento dos peregrinos e, no dia 4, será celebrada a Via Sacra. Dois encontros que marcam o grande reencontro do Papa Francisco com os jovens.
Nos eventos centrais estarão, no altar-palco, cerca de uma centena de sacerdotes, bem como os elementos do coro e da orquestra, que atuarão na cerimónia presidida pelo Papa Francisco.
Fotos: JMJ Lisboa 2023