A orquestra e o coro da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 realizaram, no passado sábado, dia 20 de maio, o primeiro ensaio conjunto com direção da maestrina Joana Carneiro.
O Centro Social Paroquial de Alfornelos foi o local escolhido para o primeiro ensaio da orquestra e do coro da JMJ Lisboa 2023 sob a batuta da maestrina Joana Carneiro.
A orquestra é formada por cerca de 100 músicos, maioritariamente, profissionais e estudantes do ensino superior, provenientes de várias escolas, universidades, orquestras e bandas de todo o país. Já o coro é constituído por cerca de 200 coralistas de todo o país, que representam 18 dioceses. Divididos em quatro grupos de vozes: naipes femininos – sopranos (vozes agudas) e contraltos (vozes graves) e naipes masculinos – tenores (vozes agudas) e baixos (vozes graves), todos os elementos têm experiência coral e competências básicas de leitura musical. O coro integra ainda uma equipa de vários maestros e acompanhadores para cada ensaio.
Com um reportório extenso para abranger as cinco celebrações que vão marcar a JMJ Lisboa 2023, a orquestra e o coro vão interpretar cerca de 50 cânticos, incluindo o hino do encontro “Há pressa no ar”.
Estão previstos novos ensaios conjuntos nos meses de junho e julho.
Fotos: Foto Agência ECCLESIA/LS