De forma a tornar todos os voluntários da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 missionários, foi criada a iniciativa Gesto Missionário. O objetivo é, em comunhão com o Papa Francisco, ir ao encontro dos mais vulneráveis que podem estar em lares, hospitais ou prisões.
A JMJ Lisboa 2023 desafiou todos os Chefes de Equipa de Voluntários a tornarem-se missionários. Assim, através da iniciativa Gesto Missionário, todos são convidados a contactar e a conhecer uma instituição situada na Diocese de Santarém, Setúbal ou Lisboa e a visitá-la, no próximo dia 27 de julho, com a sua equipa.
Durante a visita os Chefes de Equipa e restantes voluntários terão oportunidade de dar a conhecer, aos mais vulneráveis, o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa. Haverá ainda tempo para conversar, animar e rezar, levando a alegria de Deus a todos quantos com eles se cruzarem.
No final, cada voluntário deverá trazer consigo uma pulseira com o nome daqueles que visitou para que, assim, de uma forma simbólica, possa levá-los consigo até ao encontro final com Papa.
Fazendo eco das palavras do Papa Francisco na sua Encíclica Fratelli Tutti, o “isolamento e o fechamento em nós mesmos ou nos próprios interesses nunca serão o caminho para voltar a dar esperança e realizar uma renovação, mas é a proximidade, a cultura do encontro”, assim, graças a estes missionários, a JMJ Lisboa 2023 será um encontro de todos para todos.
A iniciativa Gesto Missionário irá incluir a visita a mais de 48 mil pessoas, distribuídas por cerca de 600 instituições (lares de idosos, centros de toxicodependência, hospitais, prisões e centros de pessoas com deficiência, entre outras infraestruturas de apoio social).