MJS de França, Bélgica e Tunísia prepara participação na Jornada Mundial da Juventude

>Notícias >MJS de França, Bélgica e Tunísia prepara participação na Jornada Mundial da Juventude

São já 125 os inscritos do Movimento Juvenil Salesiano de França, Bélgica e Tunísia para participar na JMJ Lisboa 2023.

O grupo de 125 jovens, entre os 18 e os 30 anos, do Movimento Juvenil Salesiano de França, Bélgica e Tunísia vai participar na Jornada Mundial da Juventude deste ano que decorre em agosto no nosso país.

Na semana que precede a JMJ, o grupo vai viver os Dias nas Dioceses, de 26 a 31 de julho, no Porto. Com o objetivo de reduzir a pegada ambiental, a viagem será feita em autocarro.

“Sairemos da Bélgica no dia 24 de julho, com escala em Paris. Outro autocarro sairá de Lyon. Passaremos uma semana na diocese do Porto junto com outros grupos do Movimento Juvenil Salesiano de todo o mundo, antes de embarcar para Lisboa, para a JMJ propriamente dita, que contará com, pelo menos, mais um milhão de peregrinos”, explica a Irmã Anne-Flore Magnan, das Filhas de Maria Auxiliadora.

Para preparar a participação na JMJ Lisboa 2023, foram promovidos vários encontros por região, com tempos de oração e atividades.

“Trata-se de um evento excecional”, explica o Pe. Xavier Ernst, salesiano, Delegado para a Pastoral Juvenil da França e Bélgica. “Dizem que, quando se trata da JMJ, há um antes e um depois relativamente à Fé e ao compromisso dos jovens”.

O custo da participação é também uma preocupação para a organização. “Fizemos a aposta ousada de trazer jovens que de outra forma não teriam os meios para participar: acreditamos na força da nossa rede para nos apoiar e ajudar os jovens a viajar”, conta a Irmã Magnan. Para isso, o MJS lançou uma campanha apelando à contribuição de benfeitores através da venda de café orgânico proveniente de um comércio justo.

Related Posts