Foi hoje, por volta das 10h00, que o Papa Francisco aterrou em Lisboa, na base aérea de Figo Maduro. O Santo Padre vai participar na Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 entre os dias 3 a 6 de agosto.
À chegada a Lisboa, o Papa foi recebido, calorosamente, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e por uma comitiva composta por altas figuras de Estado e da igreja católica.
Após a receção, partiu rumo a Belém acompanhado de escolta policial, saudando todos os que foram acompanhar a sua chegada à cidade onde se realiza a JMJ Lisboa 2023. Ao chegar ao Palácio de Belém, foi recebido com honras militares e salvas de tiros disparadas por uma fragata no Rio Tejo.
Já dentro do palácio, teve um momento de conversa, a sós, com Marcelo Rebelo de Sousa, tendo depois assinado o livro de honra, onde deixou a seguinte mensagem: “Peregrino da esperança em Portugal, rezo e faço votos para que este país de coração jovem continue a fazer-se ao largo rumo a horizontes de fraternidade; Lisboa, cidade do encontro, inspire modos de enfrentar em conjunto as grandes questões da Europa e do mundo.”
O Papa Francisco partiu depois, juntamente com o Presidente da República, para o Centro Cultural de Belém, onde deu o seu primeiro discurso oficial desta visita a Portugal. Afirmou estar muito feliz por estar em Lisboa, nesta que define como “a capital do mundo e do futuro”, enquanto cidade anfitriã da JMJ Lisboa 2023. Agradeceu ainda “o grande trabalho e generoso empenho” de todo o país para receber este encontro.
A partir de amanhã, o Papa Francisco estará presente nos eventos centrais da JMJ, com a presença na Cerimónia de Acolhimento. Depois, presidirá à Via Sacra, dia 4 de agosto, e irá estar também presente na Vigília, no dia 5, e na Missa de Envio, no dia 6. Ainda no mesmo dia, antes de partir para Roma, reunir-se-á, em Algés, com todos os voluntários desta Jornada Mundial da Juventude, para lhes agradecer por todo o empenho.