Papa Francisco divulga mensagem para a Jornada Mundial da Juventude: “Todos juntos em Lisboa!”

>Notícias >Papa Francisco divulga mensagem para a Jornada Mundial da Juventude: “Todos juntos em Lisboa!”

O Papa Francisco divulgou, recentemente, a mensagem que vai servir de base à realização da XXXVII Jornada Mundial da Juventude que será celebrada, este ano, nas dioceses católicas, no próximo dia 20 de novembro (Solenidade de Cristo Rei) e, a nível internacional, em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.

Tendo como ponto de partida o tema da JMJ do Panamá “Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38), nesta mensagem o Santo Padre convida os jovens a caminharem “juntos com a Virgem de Nazaré”, até Lisboa em 2023, e a receberem “um abraço de reconciliação”.

Francisco recorda, também, os tempos difíceis que se têm vivido, com a pandemia e com a guerra, “Maria reabre para todos e em particular para vós, jovens como Ela, o caminho da proximidade e do encontro”, sublinha Francisco, destacando, ainda, o facto de Lisboa representar “um novo começo para toda a humanidade”.

Partir apressadamente

Na mensagem que dirige aos jovens, o Papa questiona-os, também, sobre quais são as “pressas” que, tal como aconteceu com Maria, os fazem “mover”. “Pandemia, guerra, migrações forçadas, mudanças climáticas, pobreza, violência? O que que é que vos faz mover?”, questiona o Papa.

Tal como refere Francisco, a pressa da jovem mulher de Nazaré é a pressa típica daqueles que “receberam dons extraordinários do Senhor e não podem deixar de partilhar, de fazer transbordar a graça imensa que experimenta. É a pressa de quem sabe colocar as necessidades do outro acima das próprias. Maria é exemplo de jovem que não perde tempo a mendigar a atenção ou a aprovação dos outros – como acontece quando dependemos daquele «gosto» nas redes sociais –, mas move-se para procurar a conexão mais genuína, aquela que provem do encontro, da partilha, do amor e do serviço”, sublinha.

Todos juntos em Lisboa!

No final da mensagem, o Santo Padre renova o convite aos jovens para participarem na Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, em agosto de 2023, recordando a imensa alegria deste “encontro com Deus e com os irmãos e irmãs, depois de um prolongado período de distanciamento e separação”.

Fotografia de arquivo © Serviço Fotográfico – Vatican Media

Related Posts