A comitiva de peregrinos polacos salesianos chegou ontem, dia 27, ao Porto. O grupo, composto por 362 participantes, é formado maioritariamente por peregrinos das províncias salesianas de Cracóvia e da Breslávia, e das províncias das irmãs salesianas de Varsóvia e Breslávia.
O grupo integra 22 padres salesianos (1 deles diocesano) 1 clérigo, 13 irmãs salesianas e 2 seráficas da ordem franciscana.
As idades dos peregrinos situam-se entre os 13 e os 30 anos. Durante os Dias nas Dioceses, vão estar divididos em sete grupos. Um dos grupos conta com nove jovens ucranianos das cidades de Odessa, Korostyshiv e Bibrka
Os peregrinos polacos começaram a preparar-se para a vinda à JMJ Lisboa 2023 há três anos, com um programa de formação apelidado de “Wtań” (Rise up), que contou com reuniões mensais sobre vários temas relacionados com a religião.
Após passar por Turim e Zaragoza, a comitiva polaca chegou, ontem, à Diocese do Porto, onde foram acolhidos calorosamente. “As paróquias do Porto receberam-nos muito, muito calorosamente! Os voluntários acolheram-nos de forma calorosa e amável. Depois de nos termos instalado, tínhamos uma refeição quente à nossa espera. Depois, passámos uma noite juntos, a aprender sobre as culturas uns dos outros. Todos nos divertimos muito!”, conta Zuzia Bratek, da província salesiana de Auscwitz.