Numa partilha de fé, cultura e gastronomia, os “Dias nas Dioceses” permitem aos participantes conhecer um pouco melhor a realidade do país que os vai acolher, ao mesmo tempo que podem, eles mesmos, dar a conhecer, um pouco mais da sua cultura. Foi assim na Paróquia de Avintes, em Vila Nova de Gaia, na passada noite, onde alguns peregrinos polacos animaram a noite com a sua música e danças.
O encontro pré-jornada, conhecido como “Dias nas Dioceses”, acontece na semana que antecede a Jornada em questão, neste caso, a JMJ Lisboa 2023. Sendo esta semana, um caminho de preparação para a vivência do grande encontro que é a Jornada Mundial da Juventude, o objetivo deste acolhimento nas várias dioceses do país é que os jovens possam conhecer a riqueza da Igreja do país que os acolhe, assim como a riqueza cultural do mesmo. Consiste, ainda, ainda na integração dos jovens nas comunidades paroquiais espalhadas pelo país.
Além de todas as mais-valias das quais os peregrinos podem usufruir, os “Dias nas Dioceses” são também uma oportunidade para que as comunidades de cada país possam partilhar, por exemplo, a sua cultura e gastronomia com pessoas oriundas de todos os cantos do mundo. Muitos peregrinos aproveitam também esta semana para dar a conhecer um pouco da sua cultura.
Foi neste sentido que a comitiva de peregrinos polacos, composta por 362 participantes, preparou, na passada noite, um momento, intenso, de partilha cultural.
Vestidos a rigor, com trajes típicos, os peregrinos dançaram e encantaram todos com a sua graciosidade e simpatia. Os mais corajosos não quiseram deixar de experimentar as danças tradicionais polacas, e juntaram-se, também, ao grupo.
No final houve ainda tempo para uma partilha gastronómica, com os doces polacos a ganharem grande destaque.