Preparação da Jornada Mundial da Juventude continua a todo o ritmo

>Notícias >Preparação da Jornada Mundial da Juventude continua a todo o ritmo

No passado dia 19 de abril, todas as equipas da WYD DON BOSCO 23, que caminham em preparação da Jornada Mundial da Juventude, estiveram reunidas para fazer um ponto de situação dos trabalhos e apresentar as novidades.

A plataforma de inscrições WYD DON BOSCO 23 conta já com mais de 6000 inscritos, de diferentes países, e dos cinco continentes. À frente, com o maior número de peregrinos, estão Espanha (2180), a Itália (1681) e a Polónia (538).

Também o SYM Festival, encontro para os jovens do Movimento Juvenil Salesiano, que vai decorrer no dia 2 de agosto, conta já com mais de 6000 inscrições.

Para a distribuição de todos estes jovens, a organização terá em conta alguns critérios já definidos, tais como, a maior facilidade de deslocação em relação aos meios de transporte ou até mesmo, as línguas faladas nas catequeses que terão lugar nas proximidades dos alojamentos.

A adesão é grande e, sabendo que também participarão menores na JMJ, a equipa WYD DON BOSCO 23 criou um conjunto de medidas que têm como principal objetivo proteger esses jovens. Assim, foi feita uma recolha de informação sobre potenciais ameaças, e posteriormente, foi criado um conjunto de regras pelas quais todos os envolvidos se vão reger.

Dentro dessas regras, está, por exemplo, a obrigatoriedade da entrega de registo criminal, pelos voluntários e colaboradores; o estabelecimento de critérios de seleção das famílias de acolhimento; bem como a separação das infraestruturas por sexos.

Esse protocolo de atuação estabelece os procedimentos formais a seguir pelos colaboradores da WYD DON BOSCO 23, em concertação com a legislação em vigor e respeitando princípios como a confidencialidade, a rapidez na resposta, a adequação na audição do menor, ou da pessoa em situação de vulnerabilidade, e a sua segurança e proteção.

Related Posts