Zita Siopa: recordar um grande momento de fé

>Notícias >Zita Siopa: recordar um grande momento de fé

A convidada de mais um programa JMJ comBosco foi Zita Siopa, que participou na Jornada Mundial da Juventude de 1987, que teve lugar em Buenos Aires, na Argentina.
Respondendo a um convite feito pelas Filhas de Maria Auxiliadora, Zita, sem conhecer a língua e sem nunca ter viajado para fora do país, integrou um grupo de antigas alunas salesianas italianas e partiu para a Argentina, para viver este grande momento de fé. “A Jornada deu-me a confiança e a consciencialização de que não estamos sozinhos”, refere Zita.

Num momento “inesperado”, mas ao mesmo tempo “inesquecível”, a portuguesa recebeu, das mãos do Papa João Paulo II, a Cruz da Europa, episódio que lhe ficou para sempre gravado na memória. “Senti uma grande gratidão”, conclui.

Para Zita Siopa, o Papa João Paulo II teve uma grande capacidade de perceber que se juntasse os jovens “tudo funcionaria”, assim, e na sua opinião poder participar numa Jornada Mundial da Juventude é, sem dúvida, “um bem enorme”.

Acreditando que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 vai tocar “cada jovem que lá vai estar”, Zita afirma que é uma bênção recebermos esta festa da juventude no nosso país. “É maravilhoso pensar que Portugal tem a oportunidade de organizar a Jornada e de receber todos estes jovens”, sublinha. 

Neste momento, e tal como destaca, o mais importante é conseguir “manter acesa a vontade e o interesse de os jovens participarem”.

Zita Siopa

Related Posts