Depois de uma noite passada ao relento, a aguardar pela Missa de Envio – o último momento do Papa Francisco com os peregrinos, em Portugal -, a manhã teve início de forma animada, com o padre Guilherme, o padre DJ, a acordar todos os peregrinos com a sua música.
À chegada, e antes da Missa de Envio, o Papa Francisco fez questão de saudar os peregrinos, percorrendo os diferentes corredores do Campo da Graça no papamóvel. Já durante a homilia, e dirigindo-se aos jovens, Francisco desafiou todos a “mudar o mundo” e deixou um pedido: “Não tenham medo”. O Papa Francisco pediu paz para a Ucrânia e despediu-se da cidade de Lisboa apelidando-a de “casa da fraternidade” e “cidade dos sonhos”. No final deste encontro o Santo Padre anunciou onde terá lugar a 41ª Jornada Mundial da Juventude. Seul, na Coreia do Sul foi o local escolhido, por Francisco, para mais uma celebração mundial, que se realizará em 2027.
Depois desta celebração sobravam, apenas, mais dois pontos na agenda do Papa Francisco: o encontro com os voluntários da JMJ Lisboa 2023, no Passeio Marítimo de Algés, e a cerimónia de despedida, na base aérea de Figo Maduro.
Estimando que tenham participado, no encontro com o Papa Francisco, mais de 20 mil voluntários, este foi um momento de agradecimento, pela disponibilidade de todos, na construção do maior encontro de jovens, de todo o mundo, com o Papa.
O Santo Padre despediu-se de Portugal, na base aérea de Figo Maduro levando consigo tantas e tantas memórias dos intensos dias vividos ao longo desta Jornada Mundial da Juventude.
Obrigada, Papa Francisco!