O núcleo duro da equipa da Logística da WYD DON BOSCO 23 é formado por três elementos, mas a equipa conta com a colaboração de mais de 70 pessoas.
A coordenação da equipa é assegurada pelo salesiano Orlando Camacho.
Ainda que as reuniões de preparação tenham iniciado há mais de um ano, a equipa da Logística começou a trabalhar de forma mais intensiva há seis meses. “Quando tivemos dados mais concretos sobre o número de peregrinos, dormidas e restrições alimentares, pudemos implementar os planos que tinham sido pensados”, diz-nos o salesiano Orlando Camacho, administrador dos Salesianos de Lisboa e coordenador da equipa que também conta com José Bernardo e a Margarida Martins. Para receber os peregrinos, “foi necessário adaptar quase todos os espaços, porque, por exemplo, as escolas conseguem assegurar duches, mas não estão preparadas para dormidas”, explica. Garantir estas adaptações logísticas foi a principal missão de Margarida Martins, chefe de manutenção. “Montámos os duches, reforçamos o sistema elétrico, montámos as tomadas, e recolhemos os bens doados”, diz-nos. “Todo este trabalho foi feito em colaboração com José Bernardo”, acrescenta.
Ainda não eram 11h00 e o coordenador de funcionários já tinha mais de 50 chamadas efetuadas. “Estes dias têm sido sempre assim, mas tem sido espetacular. Para mim, e para minha equipa!”, confessa José Bernardo. “Encaramos o pequeno-almoço desta manhã [dia 1 de agosto] como um teste e correu tudo muito bem. Amanhã serviremos o dobro das refeições e penso que estaremos preparados.” Ao todo tem coordenado as 70 pessoas alocadas ao staff que também integra colaboradores destacados dos Salesianos de Manique. A entrevista foi interrompida por mais um telefonema. Um dos voluntários alocados às escolas pedia cordas para um grupo de peregrinos estender roupa. “Tenho de ir”, diz-nos sem nunca desarmar o sorriso.
Num evento desta dimensão o segredo para que tudo corra bem acaba por estar nos pequenos pormenores, mesmo aqueles que não são visíveis, mas fundamentais, como o reforço do sinal wi-fi.
“Para afugentar os pombos dos pátios temos uma águia que, ao longo do dia, sobrevoa a zona”, conta-nos o coordenador da equipa da Logística. Com esta solução, foi possível triplicar as áreas de lazer e refeição, montando mesas e cadeiras nos campos de futebol e pátios.