A Proteção de menores e de outras pessoas em situação de vulnerabilidade, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, é, desde o início desta preparação, uma preocupação da coordenação da WYD DON BOSCO 23.
Para tal, está a ser ultimado um documento que, além de estabelecer protocolos claros de atuação, define, também, um código de conduta, ao qual todos os voluntários e colaboradores da WYD DON BOSCO 23 devem corresponder. Definida, neste documento, está também a obrigatoriedade de entrega, por parte de todos os voluntários, do seu registo criminal.
Na elaboração deste documento foram identificados e analisados uma série de riscos e definidas medidas de proteção dos menores e de outras pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, o documento prevê também a definição de critérios na seleção das famílias de acolhimento e na alocação de peregrinos às mesmas.
A organização WYD DON BOSCO 23 irá trabalhar junto com o Setor da Pastoral Juvenil (SDB) e Âmbito para a Pastoral Juvenil (FMA) para que o protocolo seja depois divulgado, a nível mundial, junto dos responsáveis e dos grupos de peregrinos inscritos.