Assinatura de protocolo de colaboração para construção de confessionários

>Notícias >Assinatura de protocolo de colaboração para construção de confessionários

A Fundação JMJ Lisboa 2023 e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) assinaram um protocolo de colaboração.

Com o objetivo de envolver a população reclusa na preparação da JMJ Lisboa 2023, bem como de promover a reinserção social – após a libertação -, dos cidadãos reclusos a cumprir pena nos estabelecimentos prisionais de Coimbra, Paços de Ferreira e Porto, este protocolo prevê a construção de 150 confessionários, que serão colocados no Parque do Perdão.

Integrado na Cidade da Alegria, o Parque do Perdão será um espaço de reconciliação individual e comunitária.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes, além do presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, D. Américo Aguiar, o Diretor-Geral da DGRSP, Rui Abrunhosa Gonçalves, bem como o secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Jorge Alves Costa. Os diretores dos estabelecimentos prisionais de Coimbra, de Paços de Ferreira e do Porto marcaram também presença neste encontro.

Para D. Américo Aguiar, presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, este é um “gesto muito simbólico”, que certamente fará a diferença para quem vive o sacramento da Reconciliação. “Para quem vive o sacramento da Reconciliação, ganha um significado muito especial que estas peças tenham as mãos e o coração dos homens que estão limitados na sua liberdade”, sublinhou D. Américo Aguiar.

Já para o diretor da DGRSP, Rui Abrunhosa Gonçalves, esta é uma iniciativa “louvável”, uma vez que, tal como refere, “uma das principais estratégias do tratamento penitenciário é, realmente, o trabalho”.

Os confessionários
Inspirados numa casa aberta, os confessionários serão uma alusão a um tipo de casa muito característico em Portugal: de cor branca e com uma faixa amarela.

Minimalistas em termos estéticos, de estrutura e ao nível dos materiais utilizados, os confessionários foram desenhados por voluntários e permitirão escutar o peregrino de uma forma pessoal e muito próxima.

Em cada confessionário estará um sacerdote disponível para acolher e escutar os jovens, convidando-os a fazer o sacramento da Reconciliação.

As confissões serão feitas em diferentes idiomas.

Fotos: JMJ Lisboa 2023

Related Posts