Concerto dos “The Sun” em Manique, rumo à JMJ Lisboa 2023

> Notícias > Concerto dos “The Sun” em Manique, rumo à JMJ Lisboa 2023

A banda rock italiana “The Sun” vai atuar em Alcabideche no dia 8 de maio. O concerto é uma iniciativa de preparação rumo à Jornada Mundial da Juventude e faz parte da digressão de sete datas em Portugal.

Os Salesianos de Manique e a Paróquia de Alcabideche estão a organizar o concerto da banda italiana “The Sun” na escola salesiana em Alcabideche no dia 8 de maio, às 21 horas. O concerto tem entrada gratuita.

Os “The Sun” foram fundados em 1997 e têm já várias atuações internacionais, incluindo na Terra Santa, onde tocaram pela primeira vez em 2011, e em grandes eventos católicos como o Encontro Mundial das Famílias e em várias edições da Jornada Mundial da Juventude.

O percurso do grupo começou com uma sonoridade punk, quatro discos em inglês, vários sucessos internacionais, atuações de abertura para grandes bandas como os The Cure e os Muse, concertos na Europa e no Japão e um prémio de Melhor Banda de rock punk italiana. “Uma experiência caracterizada por um certo sucesso, mas por muitos excessos”, explica a banda. Em 2008 dá-se uma viragem e a banda decide escrever em italiano. A resolução do compositor, vocalista e guitarrista da banda, Francesco Lorenzi, foi tomada na sequência de uma crise existencial que viveu em 2007 e o desejo do autor de “dar um significado mais verdadeiro à sua vida e, portanto, também à sua música”, “mais profunda, mais solarenga e mais direta do que antes” e uma aproximação à fé e ao cristianismo. A banda renasce em 2009, superando inúmeras dificuldades.

Ao longo dos anos, os “The Sun” têm apoiado várias iniciativas humanitárias em Itália, no Médio Oriente e noutras partes do mundo, com recolhas de fundos e concertos solidários. Em 2018 deram vários concertos de Natal na Jordânia para os refugiados iraquianos cristãos. Mais recentemente, a banda promoveu a campanha de solidariedade “Damos oxigénio #futuro” em apoio aos projetos promovidos pela empresa social “ZeroCO2”, cuja missão é combater a crise climática através da reflorestação, do uso da permacultura e da colaboração com as comunidades agrícolas locais.

Em 2016, Francesco Lorenzi recebeu a Medalha do Pontificado – Prémio do Papa Francisco “pela sua contribuição para o desenvolvimento do humanismo cristão e das suas expressões artísticas no mundo”.

O concerto do dia 8 de maio é uma iniciativa dos Salesianos e da Paróquia de Alcabideche de preparação rumo à Jornada Mundial da Juventude e faz parte da digressão de sete datas em Portugal.

No dia 29 de abril os “The Sun” atuam em Viana do Castelo, a 30 em Santa Catarina da Serra, a 1 e 2 de maio em Ponte de Sôr, a 6 em Ribamar, e a 7 em Alguber, Cadaval.

O grupo rock promete um concerto com uma mensagem cristã e forte testemunho de vida.

No ano passado a banda atuou em Fátima, no Centro de Estudos de Fátima, no decurso de uma viagem-peregrinação ao santuário mariano.

Related Posts