Dias nas Dioceses: caminho de preparação

>Notícias >Dias nas Dioceses: caminho de preparação

As Dioceses portuguesas estão já a fazer o seu caminho de preparação para Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Mobilizando-se de forma a proporcionar, aos muitos jovens que vão chegar, uma experiência única e inesquecível, todas as Dioceses têm seguido uma dinâmica muito própria.

As Dioceses portuguesas vão receber muitos jovens na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 – os Dias nas Dioceses (DND) – e cada uma está a preparar-se da melhor forma.

Na Diocese de Braga foi criada uma equipa responsável pelo voluntariado, tanto para a JMJ Lisboa 2023 como para os DND. Já em novembro esteve em Braga uma comissão sul-coreana para reunir com o COD de Braga.

Em Aveiro foram traçados diversos objetivos por parte do Comité Organizador Diocesano entre os quais “mobilizar os jovens e as suas famílias para acolherem os participantes na JMJ Lisboa 2023 durante os Dias nas Dioceses”, sublinharam.

Já em Évora os Dias nas Dioceses têm estado em grande foco no plano de trabalhos do Comité Organizador Diocesano e dos Comités Organizadores Paroquiais, já que se propuseram a receber cerca de 5 mil jovens. Tudo tem sido feito para que nada falhe ao nível “das estruturas, dos grupos de voluntários, do programa, da alimentação e da animação da fé” referiram.

Por sua vez, a Diocese de Viana do Castelo tem promovido várias as reuniões com dioceses internacionais com objetivo de preparar os DND. São esperados cerca de 600 jovens de três dioceses francesas (Metz, Nancy e Verdun) e da Arquidiocese de Lodz, na Polónia, para além dos cerca de 90 jovens das Dioceses de East Anglia e de Plymouth, no Reino Unido.

Em Beja, a preparação dos Dias nas Dioceses tem sido feita mais ao nível de cada Comité Organizador Paroquial (COP)e, neste momento, tudo está já a ser preparado para receber os peregrinos de todo o mundo.

Na Diocese de Leiria-Fátima, as várias Paróquias estão a preparar os Dias nas Dioceses com a recolha de voluntários e de famílias de acolhimento.

O COD da Diocese de Lamego tem vindo a preparar os jovens “tanto a nível logístico como a nível espiritual”, reunindo mensalmente com os COP para “fazer um caminho conjunto e também motivá-los para todas as dinâmicas e iniciativas diocesanas/nacionais”, revelaram. Para os Dias nas Dioceses, estão abertas as inscrições para o Coro Diocesano, uma iniciativa por parte desta Diocese, criada para receber os peregrinos de várias partes do mundo e para a animação da Missa de envio na própria Diocese.

Em Vila Real, o objetivo passa por “criar uma melhor experiência para todos os jovens da Diocese”, através da organização ao nível das inscrições como peregrinos ou como voluntários.

Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco, o COD propôs às Paróquias o seguinte programa: dia 26 de julho – acolhimento; dia 27 de julho – “Casa Comum” que inclui um tempo de oração prolongado na montanha ou no rio, terminando com uma vigília paroquial ou Arciprestal ao jeito de Taizé; dia 28 de julho – peregrinação a Fátima; dia 29 de julho – dia Missionário e intercultural; dia 30 de julho – dia da Família e da Comunidade Paroquial; dia 31 de julho – envio dos peregrinos, desde a cidade de Abrantes.
Abrantes vai receber 200 noruegueses e, para o mesmo Arciprestado, virão também 600 franceses de Angers, bem como jovens do Bangladesh, do Gabão e do Brasil.
Aqui, o intercâmbio com os peregrinos já se iniciou em agosto do ano passado e continuará a existir, sempre com o objetivo de proporcionar aos jovens, às famílias e à Diocese, uma experiência muito rica.

Dioceses de Acolhimento
Lisboa, Setúbal e Santarém serão Dioceses de Acolhimento. Estas, uma vez que vão acolher jovens peregrinos na semana da JMJ Lisboa 2023, não o farão na semana anterior. Por isso mesmo, a preparação tem sido diferente.

Pela Diocese de Lisboa têm sido dinamizadas diversas atividades, que têm tido lugar na sede do Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023. Estas pretendem mobilizar os jovens, cada vez mais, para a participação no encontro com o Santo Padre.

A Diocese de Setúbal tem uma dinâmica idêntica à da Diocese de Lisboa, no que toca à angariação de voluntários e famílias de acolhimento, bem como na dinamização da própria Diocese.

Já o COD de Santarém tem procurado organizar atividades que deem resposta às necessidades logísticas e espirituais, apoiando atividades levadas a cabo pelos diversos Comités Organizadores Paroquiais.

Com preocupações e dinâmicas diferentes, as Dioceses têm vindo a fazer este caminho de preparação, quer para os Dias nas Dioceses, quer para a própria semana da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. O grande objetivo é mobilizar os jovens portugueses a participar neste que será o maior encontro de jovens com o Papa.

Equipa WYD DON BOSCO 23: Pré-Jornada

Com o objetivo de preparar a participação dos peregrinos do Movimento Juvenil Salesiano (MJS) nos Dias nas Dioceses, a WYD DON BOSCO 23 conta com uma equipa dedicada, apenas, a esta questão.

A equipa da Pré-Jornada, ao longo dos últimos meses, tem vindo a agilizar o processo de inscrição dos vários grupos do MJS nos Dias nas Dioceses. Para além de encaminharem os diferentes participantes para as respetivas Dioceses de acolhimento têm feito, também, a ligação entre os responsáveis de cada grupos e os responsáveis pelas 17 Dioceses.

Fotos: JMJ Lisboa 2023

Related Posts