No próximo sábado, 25 de março, várias Dioceses portuguesas vão realizar em simultâneo uma vigília de oração pela Jornada Mundial da Juventude. O Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 lançou o desafio às Dioceses nesta iniciativa de preparação da JMJ.
Lisboa, Santarém e Setúbal, as Dioceses de acolhimento dos peregrinos durante a Jornada, vão unir-se numa Vigília no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém, a partir das 21h30.
Braga, Bragança-Miranda, Porto e Vila Real também estarão juntas numa vigília no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, às 21 horas. Nos oito arciprestados de Vila Real vai, no entanto, realizar-se uma vigília para todos aqueles que não possam deslocar-se à cidade de Braga.
Também as Dioceses do Algarve, Beja e Évora irão realizar uma vigília conjunta na Sé de Beja às 21 horas. Os três Comités Diocesanos prepararam várias atividades e momentos de partilha para esse dia. As atividades vão decorrer no Seminário de Beja e começam pelas 16 horas.
Na Diocese de Portalegre-Castelo Branco a Vigília JMJ vai decorrer na Igreja de São Lourenço, às 21 horas.
No Funchal a vigília de oração vai fazer parte do programa da “Noite JMJ”, no Seminário Diocesano, com início às 20h30.
Lamego fará a vigília de oração pela JMJ no Tabuaço.
Em Viseu, a Vígila JMJ terá lugar na Capela do Instituto Jesus, Maria e José e, também, em diversas Paróquias.
Na Guarda, a vigília vai decorrer na Sé da Guarda, na Igreja de Paços da Serra e na Igreja Colmeal da Torre. No dia seguinte, 26 de março, haverá a Vigília na Igreja de São Pedro, em Trancoso, às 17h30.
Na Diocese de Leiria-Fátima, a vigília será antecipada e decorrerá no dia 24, a partir das 21h30 no Santuário de Fátima. A vigília terá início com a oração do Terço e Procissão de Velas, na Capelinha das Aparições, continuando depois na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.