Encontro Preparatório Internacional da JMJ Lisboa 2023 apresenta novidades

> Notícias > Encontro Preparatório Internacional da JMJ Lisboa 2023 apresenta novidades

Mais de 300 delegados de cerca de 100 países estiveram em Portugal para o Encontro Preparatório Internacional da JMJ Lisboa 2023 nos dias 17 a 19 de outubro. Inscrições para a JMJ Lisboa 2023 vão abrir este mês.

Durante estes dias decorreu em Fátima e em Lisboa um encontro internacional de preparação para a Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa no próximo ano.

D. Manuel Clemente, Cardeal Patriarca de Lisboa, esteve presente no encontro. “É muito necessário proporcionar não só à Igreja e aos jovens católicos, mas até à sociedade portuguesa, que integramos em grande parte, uma oportunidade de rejuvenescimento: outra maneira de estar, de conviver, falar, de dar opiniões, criar futuro. E uma Jornada Mundial da Juventude é uma ocasião ótima para isso, como temos verificado naquelas que se vêm realizando desde os anos 80”, afirmou D. Manuel Clemente.

O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, Cardeal Kevin Farrell, destacou a importância desta Jornada por acontecer depois da pandemia. “É talvez uma das mais importantes, nos últimos 30 anos, porque é renascer de novo, depois de um longo tempo, da Jornada do Panamá”, explicou.

Augusto Santos Silva, Presidente da Assembleia da República, também participou no Encontro Internacional de Preparação. O Presidente da Assembleia da República disse que Portugal está preparado para acolher o encontro, que se prevê que vá juntar mais de um milhão de jovens em Lisboa, e acredita que o encontro vai ter sucesso. “Já manifestámos todo o nosso apoio à Jornada, e em particular às iniciativas no âmbito das JMJ que estejam diretamente relacionadas com a participação e educação cívica dos jovens”, afirmou.

A WYD Don Bosco 23 esteve representada nesta reunião através da Irmã Alzira Sousa, fma, membro da equipa de coordenação, do Pe. José Lorbeth Vivo, sdb, membro do sector para a Pastoral Juvenil dos Salesianos, que também acompanha o Movimento Juvenil Salesiano mundial, e Carina Baumgartner, do Movimento Juvenil Salesiano.

Irmã Alzira Sousa, Carina Baumgartner e Pe. José Lorbeth Vivo

Durante o encontro, o Comité Organizador Local da JMJ Lisboa 2023 apresentou várias informações úteis: sobre as inscrições, preços, pacotes, plano da semana, voluntariado, feira das vocações, e outras atividades que vão decorrer na semana da Jornada Mundial da Juventude.

Numa nota enviada à Agência Ecclesia o COL esclareceu que estarão disponíveis diversos pacotes de acordo com o tempo de estadia do peregrino. “Os valores dos pacotes vão desde 50 euros a 235 euros, mediante a opção escolhida” e incluem alojamento, alimentação, seguro de acidentes pessoais, transporte e o kit do peregrino. O acesso a todas as iniciativas da JMJ Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023, é gratuito, nomeadamente a Missa de Abertura, Acolhimento do Papa, Via-Sacra, Vigília e Missa de Envio.

As inscrições vão abrir ainda este mês de outubro no site da JMJ Lisboa 2023 em lisboa2023.org.

No último dia do encontro, os participantes visitaram os locais da cidade de Lisboa relacionados com a preparação e a realização da JMJ Lisboa 2023.

Os valores dos pacotes vão desde 50 euros a 235 euros, mediante a opção escolhida.

Fotografias: Agência Ecclesia

Related Posts