Energia, confiança e fé: jovens do MJS celebram dia especial na JMJ Lisboa 2023

>Notícias >Energia, confiança e fé: jovens do MJS celebram dia especial na JMJ Lisboa 2023

O SYM Day foi o dia dedicado ao Movimento Juvenil Salesiano na Jornada Mundial da Juventude. 

No dia 2 de agosto, os mais de 8000 jovens do Movimento Juvenil Salesiano inscritos nas Jornadas Mundiais da Juventude 2023 reuniram-se no Estoril com o Reitor-Mor dos Salesianos e a Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora. Sob o nome de “SYM DAY”, Salesian Youth Movement Day, Dia do Movimento Juvenil Salesiano, este encontro pretende, por um lado, que os jovens tenham consciência da multiculturalidade do carisma de D. Bosco e, por outro, que vivam juntos, um dia de alegria, num ambiente de oratório, a espiritualidade do carisma com que se identificam. 

A tarde iniciou em clima de festa. Em diferentes pontos dos pátios do colégio dos salesianos, havia jogos tradicionais. Num ponto central, um palco dava protagonismo a grupos de diferentes nacionalidades que partilharam músicas e danças típicas do seu país. A Banda de Filarmónica de Poiares conduziu através da música os milhares de jovens até ao recinto onde iriam assistir ao espetáculo central da tarde e, mais tarde, à Vigília de Oração.

Estes dois momentos tiveram a direção artística de Margarida Garcês que, confessa, forma fruto de muita “boa vontade”, “energia”, “confiança”, mas especialmente, muita “fé”. Para Pedro Alvadia, a quem foi confiada a direção musical pianista, este trabalho ” só foi possível realizar-se graças à grande dedicação nos ensaios e à consistência dos mesmos”.

Inspirados pelo sonho dos 9 anos e pelo sonho das duas colunas, a equipa coordenadora do SYM DAY procurou que os jovens se “disponibilizassem energeticamente” para participar, sem terem receio de avançar, tendo sempre presente, a união. 

“Juntos” e “arrepiar”, foram as palavras escolhidas por Pedro e Margarida para definir este encontro que apenas se realiza integrado nas Jornadas Mundiais da Juventude. 

Related Posts