As Dioceses em Portugal vão receber uma réplica da Cruz da Jornada Mundial da Juventude.
Com esta iniciativa, o Comité Organizador Local quer continuar o caminho até agosto de 2023 e deixar uma marca em todas as Dioceses por onde a peregrinação dos Símbolos já se realizou.
D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, entregou ao Bispo de Viseu, D. António Luciano dos Santos Costa, e ao Comité Organizador Diocesano a primeira réplica da Cruz da JMJ. Cerimónia aconteceu no dia 30 de abril, data em que terminou a peregrinação dos símbolos por Viseu. A Cruz e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani estão em peregrinação durante o mês de maio na Diocese do Funchal.
“Que a Missão não termine no último dia da peregrinação dos Símbolos da JMJ pela diocese mas que seja sempre um começo… um levantar e pôr-se a caminho”, expressou D. Américo Aguiar.
Todas as Dioceses por onde já passaram os Símbolos da Jornada Mundial da Juventude – Algarve, Beja, Évora, Portalegre-Castelo Branco e Guarda – irão receber as suas réplicas em breve e as restantes Dioceses receberão no contexto das respetivas peregrinações dos símbolos.
A peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude pelas 21 dioceses portuguesas começou em novembro de 2021 na Diocese do Algarve e terminará em julho do próximo ano em Lisboa.
Aqui encontrará o itinerário completo da peregrinação dos símbolos da JMJ em Portugal.
Fotografia: JMJ Lisboa 2023