JMJ Lisboa 2023: as conferências do Festival da Juventude

>Notícias >JMJ Lisboa 2023: as conferências do Festival da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 vai apresentar, durante o Festival da Juventude, 38 conferências que irão e abordar temas ligados à vocação, à missão, aos desafios da sociedade atual, à cidadania e ao mundo profissional. As conferências vão realizar-se em diferentes locais, espalhados pela cidade de Lisboa e serão conduzidas por diversos países.

O Festival da Juventude é uma iniciativa que já faz parte da história da Jornada Mundial da Juventude. Apresentando diversos eventos culturais, religiosos e desportivos, protagonizados pelos peregrinos da JMJ, esta é uma oportunidade para os jovens se juntarem num ambiente de alegria, promovendo a universalidade e a partilha.

Integradas neste festival, as 38 conferências agendadas para esta JMJ pretendem ser uma experiência única que possa levar os jovens a pensar sobre diversos assuntos.

Um dos temas abordados passa pela forma como os jovens católicos podem manifestar a fé através da sua profissão em diferentes áreas como a educação, saúde e a economia. Destaque para a Economia de Francisco, que vai estar em debate na Universidade Católica de Lisboa com especialistas no tema.

Também os Patronos da JMJ Lisboa 2023 vão estar em destaque, com a Fundação Champalimaud a receber conferências que contarão com os testemunhos de pessoas que conviveram com alguns dos Patronos, como o Beato Carlo Acutis e a Beata Chiara Badano. Estas conferências irão contar com o testemunho de familiares e amigos destes Patronos. Além destes Beatos, os peregrinos poderão ainda ouvir e conhecer mais sobre a vida do Venerável Guido Shaffer.

O Centro Cultural de Belém (CCB), com a ajuda da Centre de Recherche et d’Anthropologie des Vocations (CRAV), vai ser palco para algumas conferências sobre a vocação na Igreja e a sua presença no matrimónio, sacerdócio e vida consagrada masculina e feminina, com o intuito de despertar a consciência vocacional de cada jovem. Os peregrinos vão poder ouvir testemunhos de sacerdotes, consagrados e consagradas de várias partes do mundo e em diferentes línguas. 

Related Posts